1 de agosto de 2014

Alimentos (e um medicamento) proibidos para animais


Podem ver a lista pormenorizada aqui, mas publico um resumo para que possam fixar e assim não apanharem nenhum susto sem saberem muito bem porquê. Grande parte destes produtos podem mesmo provocar a morte do bicho em pouco tempo:

- chocolate, café e produtos derivados
- abacate
- nozes de macadâmia
- noz-moscada
- uvas e passas
- massa crua de pão ou bolo
- ovos, ossos e carne (inclusive peixe) crus ou mal-passados
- adoçante
- cebola e cebolinho
- alho
- leite e lacticínios (sobretudo na idade adulta)
- sal
- sementes da maioria dos frutos
- cerejas
- diospiros
- batatas cruas
- parte verde dos tomates
- cogumelos
- amendoins (perigosos sobretudo para alguns cães que podem morrer com o seu simples cheiro)
- brócolos
- alimentos gordos (por exemplo, dar ração de gato a um cão)

E a nível dos medicamentos, acrescento ainda o paracetamol (vulgar Ben-U-Ron), que todos temos em casa e que é veneno para os gatos (e também não aconselhável para os cães). Uma dose de apenas 500 mg pode matar um gato adulto.

Em resumo: querem ver os vossos bichos felizes e saudáveis? Resistam aos olhares que pedem um petisco e deem-lhes ração própria, pois cada macaco no seu galho.

2 comentários:

Lígia disse...

Epa...essa da batata crua não sabia!! Pq? Sabes? Inclusivé até tinha dito ao vet q a Emma gostava de batata crua e ele não me disse nada!!

Já pareço a minha mãe a falar mas acho que às vezes estas listas (onde estou sempre a encontrar coisas novas) são alarmistas demais! A última que vi tinha queijo (?)! Ora eu sei que se não comerem todas as coisas que fazem mal, que também nos fazem mal a nós, serão sempre mais saudáveis, mas tadinhos dos bichos, um miminho de vez em qd também não vai fazer assim tão mal ;) Que seria dos cães sem uma fatiazinha de queijo ;) (e como é que escondíamos os comprimidos??:P)

Vespinha disse...

Eu sou um bocado radical nestas coisas... :) E para dar os comprimidos, são bem esmigalhadinhos no meio da ração.