26 de agosto de 2014

Faceless killers, de Henning Mankell

Para comprar este livro,
clicar aqui.
A leitura deste livro tem uma história curiosa. Num parque em Estocolmo, perdi o livro que estava a ler, The Rosie Project. Mas como nunca viajo com pelo menos mais dois livros de reserva, nessa mesma noite comecei a ler este, que tinha comprado num saldo espetacular na The book depository. E não é que descubro que Henning Mankell é sueco, apesar de a história se passar bem mais a sul de Estocolmo?

Mas vamos à história. Este livro faz parte dos Wallander thrillers, uma série de livros policiais que têm sempre como cenário a zona de Malmö, Ystad e arredores e como protagonista o detetive Kurt Wallander. Faceless killers é o primeiro de uma coleção de vários. Neste Wallander, para além de ter de lidar com uma filha ausente e de um pai com princípios de demência, depara com um crime grotesco cometido numa quinta isolada contra um casal de idosos.

A questão, para além da resolução do crime, é lidar com uma xenofobia crescente, agravada por os principais suspeitos serem imigrantes. Mas a história tem muitos trâmites, e nem tudo o que parece é, mesmo que as evidências sejam muitas. Fiquei fã de Mankell e do «seu» detetive Wallander. Parece-me que encontrei aqui mais um maná.

PS: A imigração na Suécia é um dos temas deste livro e de muitos outros, e algo de que só me apercebi agora. Assunto que fica para outro tópico.

11 comentários:

ana chagas disse...



Olá Vespinha :)

Adoro boas histórias de detectives! Irei sem dúvida procurar este, mas só quando acabar os que ainda tenho por aqui. Sabes bem como é possível perder a cabeça no que toca a livros ;)

Vespinha disse...

Bem sei, bem sei... ontem foram mais dois na Book Depository, um deles o segundo do Henning Mankell. :)

Vasco Eiriz disse...

Não li ainda nada de Mankell, mas recomendo a série Wallender, baseada precisamente nos policiais do detective de Ystad. De toda a imensidão de séries dos últimos anos, esta é a que mais me agradou, tendo uma interpretação colossal de Kenneth Branagh (e o excelente XC70 que o acompanha!). Esse é um dos motivos porque não arrisquei ainda em ler os livros. A série é imperdível.

http://www.imdb.com/title/tt1178618/?ref_=nv_sr_1

Vespinha disse...

A sério!? Não fazia ideia de que existia! Mais um maná para descobrir... Obrigada!

(E se tem um Volvo, tem quase tudo, LOL)

Cristina Torrão disse...

LOL :D Não sabias que o Mankell era sueco? Na Alemanha, a série do Wallander é um "must" na televisão, já há vários anos. E há outras séries, baseadas noutros livros de escritores suecos. São os chamados "schwedische Krimis" - policiais suecos - com muito prestígio por aqui.

Vespinha disse...

Não, não sabia, achas normal!? E tinha levado o livro comigo...

Alguém sabe onde posso encontrar a série por cá?

Cristina Torrão disse...

Quem sou eu para dizer o que é ou não normal ;) Não sabias e pronto. Penso que em Portugal seja comum. Na Alemanha, talvez fosse mais para o "anormal", sim, porque os policiais suecos são muito conhecidos. Por isso, achei piada, foi só isso ;)

Vespinha disse...

Agora já dei com dois livros dele traduzidos em português, mas acho que vou continuar a ler em inglês, leem-se bem e são mais baratos! Não consigo mesmo é encontrar a série...

Cristina Torrão disse...

Vê o que consegues aqui:

http://www.imdb.com/title/tt0907702/

Senão, podes pesquisar no Google:
"Henning Mankell wallander series tv" - depois, clica em "Vídeos" (no menu do Google). Num dos links que aparece depois, encontrei este trailler da BBC:

http://www.ovguide.com/tv/wallander.htm

A série é sueca, mas aqui está dobrada em inglês. Na Alemanha, só há dobrada em alemão.

Espero que te tenha ajudado nalguma coisa ;)

RuiM disse...

AXN Black já passou todas as três séries do Kurt Wallander baseada nos livros do Mankell... São episódios de cerca de 1h30 muito ao género da série Sherlock (na duração do episódio) ou daquilo que foi a trilogia do Stieg Larsson na versão sueca para televisão. De vez em quando andam a repetir, senão der assim só procurando na Fnac ou de certeza na Amazon :)

Vespinha disse...

A sério que deu no AXN!? O que eu fui perder... :( Vou estar atenta, pode ser que repitam, sempre poupava qualquer coisa e não tinha de a comprar. Obrigada a todos!