23 de novembro de 2014

Da detenção de Sócrates


Não vale a pena tapar o Sol com a peneira, pois várias vezes assumi aqui que sou simpatizante socialista desde que me lembro e que gosto de José Sócrates, apesar de nem sempre ter concordado com as medidas que tomou. Admiro-lhe o carisma, a capacidade oratória e de argumentação e uma série de mudanças que levou a cabo no país, nomeadamente a nível do ensino e do ambiente. Por isso, não acharia bem ficar aqui calada quando um assunto que me toca, e muito, é o assunto do momento no país.

Confesso que me está a ser difícil digerir a sua detenção na sexta-feira à noite. Claro que não posso pôr as mãos no fogo por ele, porque com certeza que não será santo, mas também não lhe posso apontar o dedo enquanto não houver certezas e até uma acusação, que ainda não há.

Haja ou não culpa, inclusivamente haja ou não fortes suspeitas, não tenho dúvidas de que o timing da sua detenção foi estudado. Sócrates foi detido à chegada ao aeroporto, na presença de jornalistas. Onde está o segredo de justiça? Sócrates está preso há duas noites, tendo sido ouvido pelo juiz apenas durante cerca de 20 minutos ontem. Onde está o direito à dignidade? Sócrates foi «o» assunto no dia em que António Costa foi consagrado secretário-geral do Partido Socialista. Há coincidências?

Uma coisa é certa: se for culpado, é claro que tem de ser condenado e pagar por isso. E concordo a 100 por cento. Mas que este seja o princípio da denúncia e condenação de todos os casos escandalosos deste país: Cavaco e o BPN, Paulo Portas e os submarinos, Passos Coelho e a Tecnoforma. E tantos outros. Que caiam todos, do maior ao mais pequenino, e que não sejamos nós, cidadãos cumpridores, a ter sempre de pagar pelos erros e trafulhices dos outros.

6 comentários:

Anónimo disse...

"concerteza"?! ... COM CERTEZA!

Cristina Torrão disse...

Uma grande limpeza é que era, sim!

Vespinha disse...

Obrigada, anónimo, pelo reparo. Corrigido.

Yara disse...

Vespa partilho e subscrevo tudo o que disse.

Vespinha disse...

Obrigada, Yara, não me sentiria bem se não o tivesse feito...

Teresa disse...

ASSINO POR BAIXO TUDO O QUE DISSE!!! A cara de "santo" do Coelho hoje ao falar, quando por vontade dele o ministro Macedo nem se tinha demitido!!!!