27 de janeiro de 2015

Ainda sobre o Holocausto

Tentar não perder o ciclo de três documentários sobre o tema que estão a passar no Cinema Ideal até dia 4 (a sinopse de cada um foi adaptada do Observador):

- A noite cairá, de André Singer - são as primeiras filmagens feitas pelos aliados dos campos de extermínio nazis, trabalhadas em 1945 por Sidney Bernstein em colaboração com Alfred Hitchcock e recentemente recuperads do Imperial War Museum, em Londres. Inclui testemunhos de sobreviventes e a narração é feita por Helena Bonham Carter.

- O último dos injustos, de Claude Lanzmann - uma entrevista ao último presidente do Conselho Judeu do gueto de Terezin e o único que sobreviveu. Se por ladofoi em 1938 o mediador entre os judeus e o oficial nazi Adolf Eichmann, por outro conseguiu fazer com que 121 mil judeus emigrassem e evitou a liquidação do gueto.

- O homem decente, de Vanessa Lapa - é um retrato de Heinrich Himmler, comandante das SS, feito a partir de fotografias, diários e cartas daquele que é considerado o arquiteto principal da «solução final». Os efeitos sonoros, das músicas da época ao ambiente nas ruas, tornam as imagens mais vivas e atuais.

Para quem não puder ver nenhum, pelo menos o primeiro passará hoje na RTP1 às 23h30:

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Eu vi o 1º. :-(

Teresa disse...

Vi hoje o da RTP e fiquei com o estômago embrulhado!!

Vespinha disse...

Vou tentar ver hoje graças às gravações automáticas.