27 de janeiro de 2015

Dia importante, o de hoje

Porque é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foram muitos milhões, que merecem ser lembradas não só hoje mas em muitos dos outros dias da nossa vida. Até porque, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso, episódios muito parecidos com este continuam a acontecer diariamente por esse mundo fora. Embora encapotados e sob outras formas.

Mas hoje, exatamente 70 anos depois de o exército soviético ter chegado a Auschwitz-Birkenau deparando com um dos mais mortíferos campos de extermínio do III Reich, lembremos os quase vinte milhões de vítimas, se além dos judeus contarmos com uma parte da população polaca, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, negros, deficientes físicos e mentais e maçons.


Lembremos para não esquecer.

6 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Que nunca esqueçamos!
Estive lá há muitos anos e nunca me esqueço de relembrar todos os que se foram.
Assusta-me pensar no que certas cabeças possa estar a pensar.

Vespinha disse...

Também lá estive, é um local onde a memória se torna quase palpável... Diz-se que em Auschwitz nem os pássaros cantam.

GATA disse...

Infelizmente as pessoas têm memória curta, pelo que não me admira que certas barbaridades se repitam... :-(

Anónimo disse...

Eu não conseguiria visitar esse lugar, é um lugar maldito, deve-nos trespassar a dor de milhares de inocentes e imprimir-se no nosso espírito, deve ser uma sensação horrível de mau estar. Paz à alma dessas pobres pessoas.
Fernanda

Teresa disse...

Por isso não consigo entender, como no domingo passado na Grécia o terceiro partido mais votado foi o Nazi!!!!!!!

Vespinha disse...

Fernanda, é verdade, é um lugar muito, muito triste, de onde não se sai da mesma forma como se chegou. Mas visitar Auschwitz é uma experiência de vida... e de confronto com a morte.