4 de março de 2015

As utilidades do pó de talco


Não, não serve apenas para suavizar os rabinhos dos bebés. Vá, quem já deixou de usar pó de talco há muitos anos, toca a comprar de novo. Pode sempre dar jeito.

1. Desembaraçar um fio ou uma pulseira. Basta aplicar um bocadinho de pó de talco para desemaranhar o nó e depois, com uma agulha, fazer o resto do trabalho.

2. Aromatizar gavetas. Sobretudo aquelas de madeira que começam a cheirar a velho em vez de cheirar a antigo.

3. Retirar a oleosidade ao cabelo. Aquilo que muitos champôs não conseguem fazer, o pó de talco resolve, mediante a aplicação no couro cabeludo seguida de massagem.

4. Refrescar a cama em noites quentes. Basta aplicar pó de talco entre os lençóis para ajudar a absorver a trabspiração naquelas noites de verão impossíveis.

5. Separar baralhos de cartas. Quando um baralho ganha humidade e as cartas se colam, é só mergulhá-lo em pó de talco e agitar. Soltam-se num instantinho.

6. Manter as formigas afastadas. As formigas destestam o cheiro do talco, por isso basta espalhá-lo para lhes bloquear o caminho.

7. Eliminar manchas de gordura. É só espalhar pó de talco sobre a nódoa antes de pôr a peça a lavar.

8. Manter as luvas de borracha como novas. Depois de as utilizar, deitar um pouco de pó de talco lá para dentro. Elimina a humidade e mantém as mãos suaves quando se volta a usá-las.

9. Eliminar o ranger da madeira. Espalhar pó de talco e varrê-lo para os interstícios. Dizem que o ruído diminui consideravelmente.

10. Eliminar areia dos pés. Ao sair da praia, sacudir pó de talco para os pés. A areia sai num instante.

11. Dar volume às pestanas. Depois da primeira aplicação de rímel, aplicar pó de talco com algodão e voltar a pôr rímel.

12. Manter os pés bem-cheirosos. É só colocar pó de talco dentro dos sapatos. E já está.

8 comentários:

GATA disse...

Eu ainda uso pó de talco! (mas eu sou uma criança grande LOL)

Por exemplo, quando chego tarde e cansada a casa, tomo um duche morno e depois ponho pó de talco no corpo, visto o pijama e durmo (quase) como um anjo!

Bruxa Mimi disse...

Bem, adorei esta lista. O meu problema, se comprar pó de talco, será lembrar-me das suas potencialidades (mas para isso posso sempre voltar aqui, copiar e imprimir a referida lista, não é?)...

Sérgio disse...

Utilidade do pó de talco -> por a touca da natação mais facilmente

Vespinha disse...

Boa, Sérgio, mais uma!

Eu não tenho pó de talco em, casa mas vou voltar a ter. :)

CAP CRÉUS disse...

Eu gosto muito!

Cristina Torrão disse...

Mais uma: pôr pó de talco num pouco de algodão e esfregar levemente as borrachas da porta do duche, quando elas começam a colar (para quem tem porta, em vez de cortina, claro).
Tenho sempre pó de talco em casa e já conhecia alguns destes conselhos. Hei de experimentar nas pestanas e com as formigas, estes são novidade para mim ;)
Mas, já agora, aproveito para dizer que não gosto de o usar para desengordurar o cabelo. Não se consegue tirar o pó de talco do couro cabeludo, com a desvantagem de se notar no local da risca, por exemplo.

Lígia disse...

Uiii mas faltou aí nessa lista uma utilidade muuuito importante! Pôr talco nos nossos canitos (que os gatinho não precisam já cheiram a bebé:P) e escová-los para mandar o cheiro ir dar uma volta!! Eu tenho pó talco especialmente para isso e como são dois e se estiver sozinha não consigo carregar o Zé para a banheira, facilita imenso!! Nunca falta lá em casa! E, como agora tenho franja outra vez e tou sempre a mexer, tb aproveito para pôr um bocadinho, para ficar mais "fresquinha" ;)

' disse...

Eh! Tantos usossss!