24 de março de 2015

Os sumos verdes

É verdade que estão na moda, mas apesar disso nunca me atraíram muito. Um sumo verde?... Verde mesmo, com legumes? E ainda por cima caros se comprados fora?

Mas este fim de semana, por motivos que não interessam, resolvi experimentar, e misturei: um molho generoso de espinafres, uma maçã verde, meia banana, gengibre e sementes de chia. O resultado foi um sumo espesso e delicioso, como não bebia há muito tempo.


Pelo que entretanto li, a principal função destes sumos verdes é desintoxicar o organismo através das ingestão de fruta e legumes que, por serem crus, conservam todas as suas propriedades. O sumo verde ideal deve conter uma proporção de 90% de vegetais e 10% de fruta, mas mesmo que não se cumpra este rácio à risca, a sua mera ingestão já trará benefícios.

Quanto aos vegetais, pode usar-se espinafres, brócolos, pepino, alface, agrião, cenoura, nabiças... E na fruta a escolha também é enorme: maçãs, peras, laranjas, morangos, bananas (desde que pequena ou em metade), quivis, abacaxi, frutos vermelhos... Acrescenta-se água ou água de coco (200 ml para uma dose), uma ou duas colheres de sobremesa de sementes (de chia, por exempo) ou de bagas (por exempli, de goji), um bocadinho de gengibre descascado, coloca-se tudo na centrifugadora e já está! Há muitas receitas na internet, mas pareceu-me que inventar também é fácil.

Há quem os consuma durante alguns dias seguidos, num plano de desintoxicação. A mim, a partir de agora, pelo menos uns 3 sumos por semana já ninguém me tira.

1 comentário:

Cristina Torrão disse...

Interessante.
O problema é que reajo com sinais leves de alergia a muitos frutos (maçãs, pêras, pêssegos, ameixas, cerejas, kiwis) para grande pena minha, pois gostava de ser vegetariana. Mas fica difícil, quando tenho de prescindir de tanta fruta.
Quanto aos legumes, já não tenho tantos problemas, embora tolere mal pepino e pimento crus, por exemplo :(