24 de abril de 2015

Dress your family in corduroy and denim, de David Sedaris

Este é o terceiro livro que leio de David Sedaris (os outros foram Álbum de família e Let's explore diabetes with owls), escritor norte-americano assumidamente homosexual e que escreve crónicas sobre isso e sobre tudo o resto que passa pela sua vida.

São sempre crónicas satíricas, sempre, nas quais tantas vezes o próprio Sedaris se caracteriza de modo incómodo (como em «Nuit of the living dead», em que admite o medo irracional do escuro e do que pode de lá vir quando se encontra sozinho na sua casa numa aldeia da Normandia).

A família percorre muitas das suas crónicas, também esta não muito bem vista. Como quando caracteriza o modo um pouco caótico como se vivia na sua infância, sem horários para nada, com promessas que nunca se cumpriam. Mas Sedaris também descreve vizinhos que teve, empregos por que passou (como o de empregado doméstico em Nova Iorque), a procura de um apartamento em Paris.

Vale a pena ler, e já há três livros de Sedaris traduzidos em Portugal: Álbum de família, Diário de um fumador e Eu falar bonito um dia. Gosto de o ler em inglês, até porque a variedade é enorme, mas estes três já são muito bons para começar.

2 comentários:

Ricardo disse...

Depois de ler "The Miniaturist" (a conselho teu - e que gostei bastante!), creio que também vou ter de começar a ler este autor.
Mas alguns outros volumes esperam-me na estante... Ah, como eu preciso de férias para ler! :-)

Vespinha disse...

Fico contente por teres gostado do Miniaturista, eu adorei!