2 de junho de 2015

A casa vermelha, de Mark Haddon

Para comprar este livro, clicar aqui.
Com a morte da mãe de ambos, Richard e Angela juntam-se de novo, depois de quase vinte anos sem praticamente se contactarem. Richard, casado pela segunda vez e com uma enteada, convida a irmã e a sua família de três filhos (dois dos quais adolescentes) para uma semana numa casa no campo.

A intenção é boa, mas oito pessoas que não se conheciam a viver juntas durante tantos dias pode não dar bom resultado. Ou, por outro lado, resultar numa espécie de catarse em que cada um acaba por se revelar como realmente é. O contraste é grande, entre a calma do campo e a tensão tantas vezes latente dentro de casa ou entre os seus habitantes. Mais um romance, muito bom, que nos mostra que não há famílias perfeitas.

Nota 1: Li-o em inglês porque o tinha comprado em Londres há uns anos, mas aconselho a edição portuguesa, da Presença, pela dificuldade que muitas vezes senti no original em seguir o fio à meada e identificar-me com uma série de elementos culturais.

Nota 2: Para quem gostou de O estranho caso do cão morto, em que um rapaz autista desperta para a vida quando se empenha em tentar descobrir quem matou o cão de uma vizinha, o autor é o mesmo.

2 comentários:

Ricardo disse...

Interessante. Boa sugestão. Queria ter mais dinheiro para comprar ainda mais livros... ;)

Vespinha disse...

Compro muitos em inglês, é o que me safa. :)