4 de setembro de 2015

Conhecem a processionária?

Pois não queiram conhecer. A avaliar pelo estado em que o meu pescoço ficou, devo ter-me cruzado com uma delas ontem, quando ia de Vespa. Senti um misto de picada/ardor na zona do pescoço e parei de imediato, com medo de que fosse uma vespa (como desta vez...). Quando coloquei o dedo na zona fiquei de imediato com picadas também no dedo. Só poderia ter sido algo que tivesse libertado seiva ou pó, uma planta ou inseto.

Pois parece que andam por aí muitas lagartas do pinheiro (também chamadas processionárias por numa certa fase andarem em fila dos ninhos para o chão), e que uma delas, ou uma folha com pelos das ditas, entrou no meu capacete. Estas lagartas têm oito recetáculos com cerca de 100 000 pelos urticantes. Estes, em contacto com a pele ou com as mucosas (de pessoas ou animais), agem como agulhas, inoculando substâncias tóxicas.


As áreas mais afetadas são a cara, as mãos e o pescoço, provocando dermatites irritantes, mas também podem atingir os olhos ou mesmo as vias respiratórias, com consequências mais graves.

Uma vez que estas meninas andam por todo o lado, e tendo em conta o estado do meu pescoço, como se tivesse uma bola de ténis enfiada debaixo da pele no lado esquerdo, todo o cuidado é pouco. Sobretudo com crianças, que acham piada a estes bichinhos e que, pelo tamanho corporal que têm, podem ser ainda mais afetadas.

5 comentários:

Marisa R. εïз disse...

Vespinha espero que tenhas ido ao médico para amenizar o mais possível as dores e efeitos. Aqui na zona centro chamamos vulgarmente "brugo" à lagarta do pinheiro (processionária). Dizem que provoca dores horríveis. Sei de um cão que por brincadeira lambeu, há uns anos, uma lagarta dessas. A parte da língua, que tinha tocado no bicho, apodreceu e caiu. Felizmente o veterinário conseguiu tratar o cão. Não quero com isto assustar-te, mas trata bem disso! As tuas melhoras! Bjs

ana chagas disse...



Olá :)

Quero, acima de tudo, desejar-te uma rápida recuperação.
Que grande azar! Espero que estejas melhor.

CAP CRÉUS disse...

Não fazia ideia e passo sempre ali pela zona do campo grande, de bicicleta.
Espero que estejas melhor.

Estudante disse...

Aqui na minha zona chamam-lhe "burgos" :P

Vespinha disse...

Sim, estou finalmente quase boa, 4 dias depois, mas sexta e sábado estive péssima. Ainda por cima fiz reação ao creme que estava a aplicar (com cortisona...). Acabei por tomar Aerius e aplicar Voltaren!