21 de setembro de 2015

Para quem está a pensar em não ir votar

Como os leitores mais assíduos do blogue saberão, eu votarei no dia 4 de outubro, e não em branco nem nulo, pois já algumas vezes expressei aqui a minha tendência política e acredito numa mudança para melhor. Mas compreendo que haja quem não se reveja em nenhum partido, que não acredite na mudança ou mesmo neste sistema partidário.

O que não compreendo é quem simplesmente se demite de ir às urnas, quanto a mim um direito adquirido com esforço e que deve também ser encarado como um dever. A abstenção, salvo algumas exceções, é uma desresponsabilização, um deixar para os outros decidirem o que depois se vai criticar.

Por isso achei interessante este movimento que encontrei no Facebook, o Movimento Pelo Nulo. O movimento defende, acima de tudo, que se vá votar, que não se fique em casa. E, se não se acredita no que está no boletim de voto, que se faça uma cruz gigante sobre o mesmo. O voto em branco é perigoso, a abstenção reflete um «deixa andar», mas o voto nulo demonstra uma desacreditação ativa.

Eu não voto nulo, nem em branco, nem me abestenho. Mas acho que quem está a pensar em não ir votar deve ir dar uma espreitadela no manifesto deste Movimento Pelo Nulo.

7 comentários:

GATA disse...

Eu voto sempre, só não votarei se estiver impedida por algum motivo de força maior. Nunca votei em branco mas já inutilizei o meu voto. Apesar de não me identificar com nenhum partido, 4 de Outubro irei votar... nem que seja em mim! :-) Para tal criarei um quadrado extra! :-)

Vespinha disse...

Também me parece uma boa ideia! :)

Ricardo disse...

Eu voto sempre, mas nestas eleições vou demonstrar o meu descontentamento e votar nulo (uma grande cruz no papel). Estou plenamente convencido que só assim (com maior número de votos nulos) se poderia repensar no que os partidos andam a fazer.
Sei que tens aproximação política, mas, a meu ver, não é alternativa segura. Apesar de tudo, respeito as opiniões, mas estamos de novo a precisar de uma GRANDE revisão constitucional e uma mudança estratégica partidária.

Vespinha disse...

Achei interessante este movimento, precisamente por apelar a que se lá vá. Só assim se demonstra protesto, não é ficando em casa... :)

Anónimo disse...

222
Eu, pela primeira vez na minha vida, não vou votar pelo simples motivo de estar fora do país (de férias, que marquei muitos meses antes do Presidente ter definido a data destas eleições), o que me parece uma grande injustiça. Porque motivo o Estado não me permite votar se há tantos meios para isso? (Embaixada, voto antecipado, etc...)

CAP CRÉUS disse...

Vou lá estar!
Sei em quem não vou votar! Aliás nunca mais irei votar nos do costume.
A duvida está em quem votar.

Vespinha disse...

222, também não entendo não se poder votar quando se está fora. Aliás, não compreendo como num país tão desenvolvido em tecnologias ainda não temos o voto eletrónico...