26 de outubro de 2015

A porteira, a madame..., de Joana Carvalho Fernandes

Para comprar este livro
com 10% de desconto,
clicar aqui.
Mais um livrinho da Fundação Manuel dos Santos que vale a pena ler. A porteira, a madame e outras histórias de portugueses em França foca-se precisamente essas vidas, dos que partiram para combater na I Guerra Mundial aos mais recentes emigrantes chutados lá para fora pelo governo cessante.

Ao estilo de reportagem, Joana Carvalho Fernandes retrata aqueles que se tornaram empresários de sucesso, o poder das porteiras tão bem caracterizado no filme A gaiola dourada, os que tiveram de viver nos bidonvilles sem quaisquer condições, o sucesso da Rádio Alfa, que fugia ao tradicional fado e apostava nos êxitos mais recentes da música pop, um clube treinado por portugueses, uma família proprietária de um restaurante que apoia e venera os Le Pen, ou aquele que se tornou um dos conselheiros de François Hollande.

Vale a pena ler. Por um lado, para perceber os fundamentos que estiveram na base da emigração ao longo dos anos e para o não regresso. Por outro, para confirmar a ideia de que os portugueses lá fora se esforçam e bem, por vezes mais do que cá dentro.

2 comentários:

Cristina Torrão disse...

Pois, o facto de muitas vezes se esforçarem mais cá fora do que aí dentro é que é o problema...
Nota-se logo a diferença nos condutores portugueses com matrícula estrangeira quando atravessam a fronteira. Este é só um pequeno exemplo, mas tem que se lhe diga...

Vespinha disse...

:)