16 de outubro de 2015

Her, de Harriet Lane

Uma mulher (Nina) lembra-se de outra (Emma) que por sua vez não se lembra dela. E, aos poucos, vai-se aproximando, dela, da sua família, da sua vida. Sabemos que algo aconteceu no passado de ambas e que Nina quer resolver, mas passamos quase todo o livro sem perceber o que foi.

Emma é uma mãe com dois filhos pequenos, sem tempo para si própria, e vê Nina como um modelo e uma tábua de salvação. Sempre sem se lembrar dela.

Há um certo clima de tensão, pequenas coisas que Nina faz mas que nunca se revelam verdadeiramente graves, e assim se vai mantendo ao longo do livro. Até ao culminar, quando percebemos o que realmente Emma fez e como Nina se quer vingar.

Em resumo: muito suspense por quase nada. E a estranheza que senti ao longo de todo livro de uma das mulheres não se lembrar da outra, apesar de ambas terem 30 e muitos anos e não se verem apenas há uns 15. A parte mais interessante do livro talvez tenha sudo a narrativa de todos os episódios à vez, por uma e por outra, com perspetivas claramente diferentes.

Sem comentários: