2 de dezembro de 2015

Algo que nunca pensei ser capaz de fazer


No mesmo dia em que Vespa Gata teve alta da rutura de ligamentos (uma excelente recuperação tendo em conta a sua idade e a raridade do problema em gatos), começou à noite com uma infeção urinária. Ia às pedrinhas de cinco em cinco minutos, miava imenso, até que fui às pedras e vi sangue. Diagnóstico feito.

Na veterinária ainda lhe tentaram colher urina para ver que tipo de medicação tomar, mas a menina não esteve pelos ajustes e não só não deixou como ainda mordeu uma enfermeira. Conseguimos pelo menos ver através de uma ecografia que não havia nada na bexiga e decidir dar-lhe um anti-inflamatório e um antibiótico de largo espectro durante uns dias. Só que Vespinha é péssima para administrar medicação: ou toma os comprimidos e depois vomita, ou toma-os, esconde-os na boca e cospe-os uns minutos mais tarde quando eu não estou a ver. Conclusão: administrar a medicação via muscular (o anti-inflamatório) e via subcutânea (o antibiótico). E aqui chegámos ao título deste tópico.

Como conseguiria eu ir todos os dias à veterinária para ela levar as injeções (uma delas duas vezes por dia)? Enchi-me de coragem e perguntei como se faz. Uns vídeos no YouTube ajudaram e agora sou eu que lhe dou as injeções. Foi tenso da primeira vez, mas garanto que nas vezes seguintes o stress, comparado com dar comprimidos, é umas dez vezes menor. Proud!

8 comentários:

. margarida . disse...

Que bom !
Também « sofremos » do mesmo problema....
E,convenhamos,os ABs têm paladares e aromas extremamente fortes....
para mascarar o sabor desagradabilíssimo do principio ativo.
E gato que se preza...não tolera.
Boa recuperação da Vespinha.


. margarida .

CAP CRÉUS disse...

As melhoras.

Há anos que a Ingrid não tem nada disso.
custa-me 20 € por mês em comida, mas tem de ser :-)

Vespinha disse...

Gatos e comprimidos, mesmo disfarçados, não combinam... CAP, as minhas também comem ração muito boa, mas ela deve ter stressado com alguma coisa que desencadeou aquilo. Até agora nunca tinha tido uma infeção urinária. :(

Pink Poison disse...

Também fiquei branca como a cal quando tive que espetar um agulha 3 dias seguidos no meu gato Zeca, mas ele estava tão doente que melhorou num instante e também recorri a videos e ao "seja o que deus quiser"

Vespinha disse...

E depois acaba por não custar assim tanto, não é?

Anita disse...

Não querendo comparar, mas comparando, acho que deve ser um pouco como com os filhos: uma pessoa vai buscar coragem e estômago para tudo. Nos dois meses que tratei do meu gato sei bem o que me custava fazer-lhe coisas que sabia que ele detestava, mas que sabia ser para o bem dele. Pelo menos enquanto se foi aguentando... :(

Vespinha disse...

E nós acabamos por nos tornar mais fortes, não é?

Anita disse...

Creio que sim, mesmo que seja inconscientemente.