21 de janeiro de 2016

December, de Elizabeth H. Winthrop

Isabelle tem 11 anos, vive com os pais em Nova Iorque e... deixou de falar há nove meses. Aparentemente sem motivo, e na verdade porque começou a calar-se e já não consegue parar. A dedicação dos pais à filha é excecional, tentando tudo, dia após dia, para reverter a situação.

O pai inventa tarefas e brincadeiras para motivar a filha e ouvir-lhe uma palavra que seja. A mãe deixou de trabalhar para acompanhar Isabelle, levando-a de médico em médico, sempre sem sucesso, e tentando que a filha continue os seus estudos mesmo sem ir à escola.

Estamos em dezembro, muito perto do Natal, e os pais de Isabelle defrontam a terrível hipótese de a filha não voltar a ser aceite na escola se não falar até janeiro. Tudo se passa em poucos dias, e é no dia de Natal que, por influência de uma personagem pouco provável, a vida acaba por dar uma volta.

Chegamos ao fim a pensar no que se terá passado e como se terá passado. Mas concluímos que isso pouco interessa, porque o verdadeiramente importante é o amor entre pais e filha que consegue manter unida uma família em crise.

Sem comentários: