5 de janeiro de 2016

... e porque não apoio os outros

Vou referir-me apenas a alguns, aos que conheço melhor e que já ouvi falar e expor as suas «ideias».

Começo por Marcelo Rebelo de Sousa, é inevitável. Durante anos, falou, deu opiniões, fez previsões. Hoje, não lhe ouço uma ideia. É social-democrata apesar de não lhe ser conveniente encostar-se a tal, pisca o olho ao centro-esquerda mas não se compromete com nada. Marcelo preparou a sua candidatura durante meses, defendendo sempre que os candidatos só deveriam surgir após as legislativas, ganhando terreno enquanto os restantes se iam retraindo. Marcelo foi, durante anos, um entertainer. E não é disso que o país precisa.

Passo a Maria de Belém. Considero a sua candidatura deplorável. Fê-lo à revelia do seu partido, que foi onde cresceu e onde se lançou. Não lhe reconheço história, apesar de ter sido ministra mais do que uma vez e de passar mais de metade do tempo a falar de si própria. As propostas também não são muitas, e a sua atitude classista e elitista irrita-me bastante. No fundo, não a acho capaz.


Quanto a Marisa Matias, tenho dificuldade em perceber o que ali está a fazer. Pelo que sei, no Parlamento Europeu tem feito um bom trabalho, mas quando confrontada com as competências de um presidente da República comporta-se como se de umas legislativas se tratassem. Diz que não promulgaria um orçamento retificativo como o que acaba de ser aprovado, mas não é capaz de dizer o que faria. Limita-se a dizer que não, sem explicar quais as condições para dizer um sim.

Acabo com Henrique Neto, que confesso só ter conhecido melhor agora. Neto surpreendeu-me nos debates a que assisti, quando me apercebi de que não passa de uma pessoa mesquinha, cuja campanha se vai centrar no ataque sem defender uma única ideia. Neto é muito cheio de si próprio, precisamente o oposto do que um presidente deve ser.