6 de abril de 2016

Genética, de Mayana Zatz

Um livro muito interessante da investigadora genética Mayana Zatz. Um livro cujo subtítulo já levanta a ponta do véu: "Escolhas que os nossos avós não faziam".

E se pudéssemos escolher as características dos nossos filhos, não só o sexo e a cor dos olhos ou do cabelo, mas também a predisposição para as artes ou para o desporto? E o que dizer do diagnóstico pré-implantação, que permite descartar uma série de fatores indesejados (ainda que não necessariamente maus) antes da implantação no útero de um embrião gerado in virro? E o que fazer quando, ao fazer testes genéticos para diagnosticar as hipóteses de gestação de filhos com anomalias, os médicos descobrem que os pais biológicos dos analisados não são quem se pensa? E a criopreservação, vale ou não vale a pena?

São muitas as questões levantadas, muitas delas com base em casos reais, questões essas que nunca me passaram pela cabeça. E que me fazem pensar nas escolhas que os nossos netos poderão fazer e que nós não fazemos.

3 comentários:

Paula Ferrinho disse...

E valerá a pena podermos fazer essas escolhas? Não poderá ser isso, um pouco perverso?
Pois...

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Não sei se vale a pena, fazermos as escolhas por eles....!!!

Vespinha disse...

Sim, acho tudo isto muito estranho, por isso achei o livro tão interessante. Mas defendo a genética ao serviço de uma criança saudável. Quanto ao sexo, cor dos olhos e coisas do género, quero lá saber! :)