19 de maio de 2016

A biblioterapeuta


Acho esta ideia espetacular: ajudar a resolver problemas pessoais e profissionais através dos livros. A mentora é a Sandra Barão Nobre, do site Acordo fotográfico, que acredita que com os livros se pode ter uma vida muito melhor.

A Sandra tem muita experiência com livros, não só por ter trabalhado com eles durante muitos anos, mas também por viver rodeada de livros desde criança. Com a sua aprendizagem, fortalecida pelo contacto com leitores de todo o mundo através do blogue e pela formação em coaching, a biblioterapia oferece os seguintes serviços (que, acima de tudo, considero ajudas):
- leitura ao domicílio (ou num hospital, lar ou casa de repouso) para pessoas que por algum motivo não podem ler;
- biblioterapia de desenvolvimento pessoal - assistência literária que contempla entrevista, sugestões de leitura até 10 títulos, materiais de apoio e consulta e acompanhamento;
- coaching para ler mais e melhor - assistência literária para adquirir e manter o hábito de ler;
- bibliografia institucional e corporativa - elaboração de listas de leitura para maior vinculação das instituições com os seus colaboradores;
- biblioterapia institucional ou corporativa - sessões de acompanhamento de grupos até 10 participantes, trabalhando livros para melhorar a gestão do tempo, a capacidade de decisão, o espírito de equipa, a comunicação, a ligação à empresa.

Que eu conheça, é algo inovador em Portugal e que acho que merece ser divulgado. Porque quem lê sabe que funciona.

Sem comentários: