16 de maio de 2016

Reações à PMA e às barrigas de aluguer

Desde os primeiros meses de gravidez que pertenço a alguns grupos fechados no Facebook, grupos de mães que partilham dúvidas, experiências e até coisas mais prosaicas como onde comprar um ou outro produto para nós ou para os bebés.

Na sexta-feira, após a legalização da procriação medicamente assistida para todas as mulheres e das barrigas de aluguer para mulheres sem útero ou com graves problemas de infertilidade, decidi partilhar a notícia em três desses grupos. Se bem que a maioria das mães tenham mostrado satisfação, confesso que fiquei chocada com algumas reações que encontrei. Mães ou futuras mães a falar em contranatura, em contrassenso, em retrocesso, em terem vergonha de viverem neste país. Mulheres que estão grávidas a criticar ferozmente a possibilidade que agora se abriu a outras tantas que até agora tinham de prescindir do sonho de serem mães, por motivos biológicos ou sociais. A dizerem "adotem" sem terem a noção da dificuldade que a adoção ainda representa em Portugal e considerando a adoção como uma segunda escolha.

É claro que esta mudança terá agora de ser muito bem regulamentada, sobretudo no caso das barrigas de aluguer, mas fico triste por ver pessoas que vão ser mães a criticar um direito que têm inerentemente. Esquecer-se-ão de que desconhecem o futuro dos seus filhos e filhas? E das dificuldades por que estes um dia poderão passar? Que educação lhes darão nos anos que se aproximam?

5 comentários:

Alexx M. disse...

É vergonhoso como as pessoas se sentem donas da verdade. Não é só sobre esta lei. É sobre os partos vs. cesarianas. É sobre a amamentação. É sobre o tempo que o bebé dorme no quarto dos pais. É sobre a alimentação. É sobre a creche. É sobre a relação com os avós.
Ouvi barbaridades muito grandes em alguns desses grupos e desisti. Felizmente, a minha rede de segurança não precisa de passar pela Internet e pelas pessoas que também têm telhados de vidro mas que se escondem atrás das suas verdades absolutas.
No final de contas, com o mal dos outros essas pessoas podem bem, mas são incapazes de se alegrar com as alegrias dos outros.
Este é mais um passo importante para o nosso país. Espero agora que façam bem as coisas!
(e já agora que facilitassem também os processos de adoção, que estas pessoas falam da boca para fora mas têm alguma razão: há muitas crianças a necessitar de amor e carinho e muitos pais ansiosos por ter uma criança em casa! Podia agilizar-se a coisa de maneira mais fácil!)

Pink Poison disse...

Um grande passo!!!
temo apenas por as questões emocionais de carregar uma criança e a entregar mal nasça...
Apenas isso!

CAP CRÉUS disse...

O mais vergonhoso é mesmo a questão da adopção.
Penso nas crianças pequenas e não só, à espera de alguém. De um colo...
Não entendo porque criam tanta entropia.

Dúvidas e Certezas disse...

E muito feio e enervante esta mania que as pessoas têm de achar que podem julgar e mandar nas vidas dos outros. Acho tão mesquinho mas vê-se muito por aí :(.

E é uma grande esperança para muitas mulheres e casais que até agora não podiam ter filhos. Até que enfim, isto mudou!

Vespinha disse...

As barrigas de aluguer é uma parte delicada, que terá de ser muito regulamentada e avaliada, mas só o facto de o assunto estar aberto é excelente!

Quanto à PMA, nunca percebi porque não se fazia cá...

Quanto à adoção, pode ser que com este governo as coisas se simplifiquem. Toda a sociedade mudaria, e tanto sofrimento (e recursos) se pouparia!