18 de julho de 2016

As minhas quatro pernas e as minhas oito patas


Ainda desde antes de engravidar, a reação das gatas a um bebé cá em casa já era uma coisa que me preocupava. Depois, durante a gravidez, tive os cuidados básicos de quem não é imune à toxoplasmose: não lhes mudar as pedrinhas da caixa e retirar o excesso apenas com luvas e máscara. Mais nada.

Com o crescer da barriga, comecei a ter menos mobilidade para me baixar e dar-lhes festinhas quando se rebolavam à minha frente, e tê-las na minha cama quando me levantava tantas vezes para ir à casa de banho à noite era difícil, mas consegui não as pôr de parte.

Já no final, nos dias em que estive em casa, colaram-se a mim como nunca, sempre, sempre a minha sombra. Até que fui internada, e por mais tempo do que julgava. De um dia para o outro, viram-se sempre comigo para estarem sempre sem mim. Felizmente, tenho uma mãe zelosa que, a meu pedido, dormia cá em casa de dois em dois dias para lhes fazer companhia.

Quando voltei para casa no dia 9 de junho, receberam-me cautelosamente, e aí a reaproximação teve de ser lenta, pois não me podia baixar para lhes dar festas nem elas podiam deitar-se em cima de mim. Dias depois, aparece um pequeno ser, a Luisinha. Nesse dia, a Vespa tentou várias vezes ir para o berço dela, e eu estava cheia de medo. Até que me aconselharam a deixá-la, porque de outro modo não desistiria nem saberíamos como correria. Entrou no berço, deitou-se a uns 40 cm da bebé, ficou lá uns dez minutos e saiu. E não voltou a fazer o mesmo, mesmo quando apareceu a fotocópia, a Mariazinha.

A partir daí, a Vespa gosta de, de vez em quando, estar no quarto das bebés, numa cama à parte, como que a tomar conta delas. A TT vai-se mantendo ao largo, mas atenta e sempre sem o mínimo sinal de ciúmes. À noite, quando a responsabilidade pelas bebés passa para a colaboradora que ainda cá está, vêm para o pé de mim e dormem na minha cama. Ficam aflitas quando as bebés choram muito, parece que já se preocupam com elas. Têm sido umas valentes.

Falta uma última prova: a altura em que for eu a tratar das bebés totalmente by myself, dia e noite, sem grande tempo para as gatas. Mas logo se verá, pelo que vejo tudo encontrará o seu equilíbrio.

5 comentários:

Pink Poison disse...

Tu já és uma valente e as gatas mostram ser como a dona. Ansiava por este post. Maravilhoso!!!

Cristina Torrão disse...

Está a correr tudo tão bem :)
E vai continuar!

Miúda disse...

Espero que quando for comigo, o Pantufa e a Tina tb acalmem :/ é um receio que tenho.

Alex disse...

Vai tudo continuar a correr pelo melhor. Beijinhos

Vespinha disse...

O ideal é não os afastar, mas manter a vigilância.