Muitas vezes, nos livros de palavras cruzadas, encontramos a pista: «Estilo de romance nórdico», e a resposta é «Saga». Pois é mesmo de uma saga que este livro se trata, escrito pelo dinamarquês Carsten Jensen e que já se tornou um clássico.
Nós, os afogados é a história da cidade portuária de Marstal situada numa ilha dinamarquesa, retratada ao longo de século e meio e abrangendo quatro gerações. Gerações de homens marinheiros, primeiro pescadores e depois comerciantes, mas também gerações de mulheres sós, as que ficam em terra sem possibilidade de enterrarem os filhos, maridos e irmãos que morrem no mar.
Com início em 1848, quando Laurids Madsen vive o auge da sua vida de marinheiro, a história passa depois para Albert, seu filho, que depois de encontrar o pai e de viver no mar se torna armador. E deste para o seu protegido Knud Erik, que acaba por ver nascer o filho em alto mar. Pelo meio, muitos naufrágios, muita fome, muita sede, muita chuva, muito sol e muita morte. Tudo com um realismo incrível, que em quase 800 páginas nos leva para um mundo muito próprio mas fascinante e que grande parte de nós desconhece.
Sem comentários:
Enviar um comentário