4 de setembro de 2017

Miramar, de Naguib Mahfouz

Miramar é uma pensão em Alexandria, habitada pela sua dona, a madame Mariana, por Zohra, a criada fugida da vida no campo e de um casamento indesejado, e por cinco hóspedes, todos homens: Amer Wagdi, Bey Marzuq, Sarhan el Beheiry, Hosny Allam e Mansour Bahy.

Amer é um velho jornalista, que vai para a pensão com a intenção de aí viver em sossego os seus últimos dias. Aí, trava uma relação de amor-ódio com Marzuq, também já idoso, proprietário na falência extorquido de todos os seus bens. Os restantes três são todos jovens: Beheiry é contabilista, Hosny Allam procura ideias para abrir um negócio e Mansour Bahy é locutor numa rádio local. Aos cinco une-os Zohra, uns atraídos por ela, outros que dela querem ser protetores e outros ainda que querem aproveitar-se da sua inocência.

A pensão é palco de encontros fortuitos, mas também de barulhentas discussões, além de visitas inesperadas, num vaivém que dela faz tudo menos um local sossegado. Um livro interessante mas que não fica nos meus inesquecíveis, apesar de escrito por um Nobel da Literatura.

2 comentários:

Maria do Mundo disse...

Grande mulher! Com duas meninocas lindas tens tempo para ler. Muito bem! Nunca devemos perder estes hábitos.

Vespinha disse...

Vou tentando, vou tentando. Mas elas ajudam, pois à noite a partir das 20h e pouco já estão a dormir até ao dia seguinte. :)