19 de outubro de 2017

Rosemary's baby, de Ira Levin

Esta história é familiar para muita gente, se não com este título, antes com o título A semente do Diabo, filme de Roman Polanski estreado em 1968 com base no livro de Ira Levin.

Um jovem casal muda-se para a sua casa de sonho, o edifício Bramford, à beira do Central Park (inspirado no verdadeiro Dakota Building, à porta do qual John Lennon foi assassinado). Apesar da relutância de um amigo que vê o edifício cheio de carga negativa, Guy e Rosemary dão ali mais um passo na sua relação, engravidando. E a partir daqui a história gira à volta da gravidez de Rosemary, acompanhada de perto e de modo quase sufocante e bastante sinistro pelos vizinhos Castevets e por uma série de outros habitantes do prédio.

O prefácio, de Chuck Palahniuk, é muito interessante, enquadrando este livro como uma novidade no campo das histórias de terror, quase todas passadas em bosques, castelos, locais isolados. Rosemary´s baby passa-se numa Nova Iorque moderna, movimentada, consumista, num ambiente cosmopolita em que o terror parecia não ter lugar.

Sem comentários: