27 de novembro de 2017

Alguns truques que vou adotar com as miúdas

Quando começarem a dizer mentiras:


Quando se põem com esquisitices (sim, já o fazem):


Quando começarem a engonhar de manhã:


Quando me quiserem pregar um susto daqueles:

4 comentários:

Kique disse...

Olá
Tomei a liberdade de adicionar o seu blog ao meu.
Gostei
Kique
http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

Maria do Mundo disse...

POis...aqui em casa foi mais ou menos assim. Só ainda não resolvi o problema das manhãs!

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Rindo muito aqui Vespinha.....
Como o tempo passa não?? Ainda ontem esses miúdos estavam a nascer!!!
O ideal seria que filhos e filhas nascessem com manual de instruções....

Cristina Torrão disse...

"Orelhas vermelhas"? "fazer de tudo uma competição"?

Não concordo com estes dois conselhos. Não sou mãe, mas penso que uma criança não mente desmesuradamente se não for ensinada a mentir. Considero inofensivo dizer uma mentira ou outra (quem nunca mente?), o caso só se torna grave, se a criança mentir por sistema. E isso só costuma acontecer em dois casos: a criança vive aterrorizada com os castigos; os adultos à sua volta mentem por sistema. É muito mais saudável a criança entender que mentir não ajuda, pelo contrário, pode prejudicar, e muito, do que a criança ter medo de que as orelhas lhe fiquem vermelhas, ou que o nariz lhe cresça, ou que lhe cresçam orelhas de burro, sei lá. Repara: dizer que a mentira provoca orelhas vermelhas é uma mentira! Já estás a dar um exemplo menos bom. Além disso, sou contra todo o método educativo que simule reações corporais falsas.
Considera também que as crianças passam por diversas fases, uma delas pode ser a das mentiras. Se, no entanto, notares que uma das tuas filhas começa a mentir sistematicamente, talvez seja bom procurar ajuda profissional, pois é sinal de que algo não está bem com ela. De resto, não façamos das mentiras um monstro!

Fazer de tudo uma competição pode ter consequências menos boas para o futuro, a criança pode tornar-se num adulto stressado, constantemente sob pressão para ser o melhor e o mais rápido. Competição é bom, mas não fazer disso um cavalo de batalha!

Claro, falar é fácil. Muitas vezes, as situações desesperam-nos, situações que, sem filhos, nunca vivi. De qualquer maneira, espero ter dado, pelo menos, matéria para reflexão ;-)