Ira Levin, que terei descoberto há cerca de um ano, consegue sempre surpreender-me pelas ideias inusitadas que transparecem nos seus livros. Depois de Rosemary's baby e The Stpeford wives, também este trouxe algo de novo e muito à frente do seu tempo.
Escrito nos anos 70, já falava de técnicas de clonagem como nos dias de hoje. Mas disso não posso falar muito sob pena de estragar o suspense.
Em resumo, 30 anos depois da queda do III Reich, o «médico da morte» Josef Mengele convoca em São Paulo uma reunião com seis antigos seguidores para os destacar para uma missão muito específica: durante cerca de dois anos, terão de assassinar 94 homens, todos civis, todos na casa dos 65 anos, e em datas bastante específicas.
Quando sabe desta conspiração, o «caçador de nazis» Ezra Lieberman leva a cabo uma investigação para perceber o que liga estes 94 homens e porque têm de morrer assim. Lieberman sabe de antemão que o grande objetivo é a criação do IV Reich, mas como? E em que é que este método específico contribui para isso?
Mais uma vez Ira Levin não me desiludiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário