10 de maio de 2018

A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstoi

Com desconto, clicar aqui.
Ivan Ilitch é um juiz de 45 anos, trabalhador, casado e com dois filhos. Um dia a doença apanha-o. Algo que anda por ali entre os rins e intestinos, mas que os médicos não conseguem identificar e a que não dão importância.

Ao longo dos meses, à medida que a doença progride e que as dores aumentam, Ilitch vai ficando cada vez mais angustiado, ora fingindo que a dor não está ali, ora não conseguindo contorná-la e refletindo sobre o que foi a sua vida e as decisões que tomou. Também a aparente ligeireza com que a família encara a maleita o faz sofrer, como se a sua dor tivesse de ser ainda mais solitária. E é só quando a família finalmente se rende às evidências que Ilitch sossega, na expectativa de deixar de ser o estorvo que se sentira nos seus úlimos dias.

A acompanhar este conto na edição da Alêtheia vem «O diabo», a história de um jovem herdeiro de propriedades agrícolas que a dada altura se vê na necessidade de casar e fazer família. Só que o Diabo está à espreita, e aquilo que lhe parecia ser algo remetido para o seu passado torna-se na sua obsessão no presente e na sua desgraça no futuro.

Dois contos clássicos que vale a pena ler.

2 comentários:

Cristina Torrão disse...

O que mais me impressionou, em Ivan Ilitch foi a atitude da família. E o pensar que não será um caso raro...

Vespinha disse...

É mesmo, quantos casos deve haver assim... Obrigada por me teres dado a conhecer o livro!