29 de junho de 2018

A fortuna, de Cynthia d'Aprix Sweeney

Os Plumb são uma típica família nova-iorquina: quatro irmãos, a trabalharem em antiguidades, decoração e cultura; solteiros, separados ou casados hetero ou homossexualmente. Todos já adultos e todos à espera daquilo que infantilmente chamam a Fortuna, uma herança deixada pelo pai a ser-lhes atribuída quando a filha mais nova fizesse 40 anos, para resolverem as suas vidas. Só que quando esse dia chega já a Fortuna teve de ser utilizada para resolver um imbróglio causado por Leo, um dos irmãos.

Este é mais um livro sobre Nova Iorque e os seus habitantes, estilo de que gosto por conseguir visualizar tudo bastante bem. Os bairros, os parques, os passeios, as lojas.

Entre os quatro irmãos a relação era distante e disfuncional. E agora disfuncional continua, apesar de terem de se aproximar para tentarem recuperar a Fortuna perdida. Só que nem todos revelam o mesmo empenho, e a Fortuna acaba por ser um pretexto para conhecermos melhor cada um dos quatro: Leo, o único que teve sucesso na vida mas também o mais problemático; Bea, a viúva que fica solteira e que há anos que tentaescrever um livro; Jack, o dono de uma loja de antiguidades em conjunto com o seu parceiro; e Melody, mãe de duas filhas gémeas para quem vive.

Não é uma obra de fôlego, mas é um bom entretenimento que nos apresenta mais alguns nova-iorquinos tal como os imaginamos.

1 comentário:

Thiago Silva disse...

Putugal a mesma merda do sempre....putugal e merda amigos sempre!