11 de junho de 2018

O diário de Anne Frank - Diário Gráfico


O Diário de Anne Frank - Diário GráficoGostei muito desta versão gráfica do diário de Anne Frank, por vários motivos.

Em primeiro lugar, porque à partida sou fã de novelas gráficas, de como se pode transformar um romance ou um diário num livro de «banda desenhada».

Em segundo lugar, porque a adaptação gráfica de um diário é muito difícil, e esta está muito bem feita, conseguindo condensar vários momentos do original sem o desvirtuar. Além disso, os autores (Ari Folman e David Polonsky) tiveram a humildade de, sempre que a imagem não era suficiente, simplesmente transcreverem algumas palavras do diário original.

Em terceiro lugar, porque realça alguns aspetos que no diário estão um bocadinho mais escondidos mas que não deixam de ser importantes, como a relação conflituosa que Anne tinha com a mãe.

Em quarto lugar e último lugar, porque a arte está muito bonita, com personagens bastante realistas e cores muito adequadas ao ambiente.

Este livro não é para crianças, o que não impede que a partir da adolescência possa (e deva) ser lido. A história de Anne é trágica, cheia de esperanças e angústias, e os desenhos não escondem isso. Belo livro.

2 comentários:

ana b. disse...

Também gostei imenso!
Comprei-o no Natal, para mim. :)

Vespinha disse...

Dá-nos uma visão mais completa, não é?