14 de novembro de 2018

Mais uma vez, o meu obrigada ao SNS


Depois de o Serviço Nacional de Saúde, via Hospital de Santa Maria, ter salvado a minha vida e a das minhas filhas há dois anos e meio, chegou a vez de o mesmo acontecer com a minha Mãe, via Hospital Amadora Sintra (vulgo, Fernando Fonseca).

Há 4 semanas, no dia 18 de outubro, levei a minha Mãe às urgências, na sequência de uma cólica renal que não lhe passava e que estava a causar vómitos e febre alta. O diagnóstico foi relativamente rápido, uma pielonefrite, infeção nos rins causada por uma pedra que bloqueou a passagem da urina pelo ureter. Ela ficou de imediato internada e no dia seguinte foi submetida a uma intervenção cirúrgica para «desentupir» o canal.

Só que a infeção já se tinha generalizado, causando uma septicemia, o que na minha Mãe, que tem uma saúde frágil, a colocou em estado muito crítico. Foram dias muitos duros nos cuidados intensivos, rodeada de máquinas e cheia de tubos que dela saíam e entravam. Em todos esses dias houve sempre médicos atenciosos que falaram connosco, explicando-nos tudo em linguagem acessível, numa perspetiva realista mas não derrotista.

Muito devagar, de dia para dia, revelaram-se pequenas melhorias, muito pequeninas mas que nos davam uma enorme esperança. Melhorias graças às excelentes equipas que a seguiram, ao espírito positivo de tantos e tantos amigos cá fora e à enorme força de vontade que ela tem.

Passou depois para os cuidados intermédios e finalmente para a enfermaria de Urologia, onde a equipa de enfermagem se revelou portadora de elevado sentido de humanismo. Motivo de queixa, um ou outro auxiliar que, se calhar mais cansado, não tinha paciência nem tato para com os doentes. De resto, nada a apontar.

Mais uma vez pude comprovar na minha própria vida que tenho sorte de viver num país em que o Serviço Nacional de Saúde ainda funciona quando precisamos mesmo, mesmo dele. As urgências podem estar num caos, mas quando o caso é grave nada fica por fazer.

Obrigada a todos.

5 comentários:

CAP CRÉUS disse...

As melhoras da tua Mãe.
Força nisso!

ana chagas disse...


Fico feliz pelo desfecho positivo! Muita saúde para toda a família :)

moijeeu disse...

Eu faço igual Vespa, elogio quando tenho motivos para isso. Não devemos só reclamar e dizer mal. Devemos elogiar SEMPRE, também.

As melhoras á mãe.

Vespinha disse...

Eu sou muito refilona, mas também gosto de elogiar quando há motivos para isso.

A minha mãe está melhor, em casa há mais de uma semana e a fazer pequenos progressos de dia para dia. :)

Cristina disse...

Um abraço forte. Santa Maria é espectacular, mesmo. E eu já tive uma pielonefrite (não cá) e arrepio-me toda porque volto a sentir a dor... As melhoras continuadas da tua mãe, a ala para ficar saudável!