5 de dezembro de 2018

Nem tudo é fácil

Esta fase entre os 2 e os 3 anos é muito engraçada, é quando as miúdas começam a interagir connosco a sério, a dizer as primeiras palavras e a formar as primeiras frases, a fazer gracinhas. Mas é também a fase das brirras, e têm sido mais do que muitas.

- A Luísa está a comer bolo. Diz que não quer mais. Mas afinal já quer. Depois já não quer e cospe um bocado. Tiro-lhe o prato da frente e começa uma birra descomunal, em que tenta bater e morder enquanto eu lhe tento vestir a bata e o casaco para sairmos. Acho que tenho mais facilidade em dominar um gato assanhado.

- A Maria está na sanita. Diz que não quer fazer chichi. Tiro-a e levo-a para o quarto. Quando já está no trocador a pôr a fralda diz que afinal quer. Levo-a de volta para a sanita. Mas já não quer. Regressamos ao quarto. E quer outra vez. Ponho-lhe a fralda tentando escapar à chuva de pontapés que vem da minha frente.

- A Luísa quer um livro que a irmã tem na mão. Tenta tirar-lho à força e magoa-a. Digo-lhe para pedir desculpa. Ela bate-me e vai de imediato para o castigo, onde durante 5 minutos grita, esperneia e tenta morder o chão.

- A Maria bate na irmã e vai para o castigo. Senta-se lá feliz e contente como se nada fosse, inclusive a cantar.

Há muitos dias assim.

Sem comentários: