20 de dezembro de 2018

O diário do meu pai, de Jiro Taniguchi

Que maravilha este livro! Yoichi regressa à sua terra natal mais de dez anos depois de a ter deixado, para o funeral do pai. Em criança tinha sido ali muito feliz, mas depois do divórcio e consequente partida da mãe, passou a ser uma criança e um adolescente taciturno, ansioso por deixar tudo para trás.

Na noite em que vela o pai, em conversas com familiares, amigos e conhecidos, fica a compreender a aparente austeridade e sisudez do pai, e simultaneamente o amor que este lhe tinha. Um amor transmitido de modo muito próprio que nunca foi correspondido e que só agora, depois da morte, é descoberto.

Os desenhos são de uma grande simplicidade, todo o desenho muito limpo, mas tudo carregadíssimo de emoções. Uma excelente novela gráfica e uma grande lição de vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Vespinha,
O Jiro Taniguchi foi uma das melhores descobertas que eu fiz nos últimos anos. O primeiro livro que li foi o "Terra de Sonhos" (como gosta de cães e gatos, acho que vai adorar). Depois li este que aqui refere e fiquei rendida ao traço e à sensibilidade deste escritor tão especial; foi também a minha descoberta da Nona Arte.
Resultado: já tenho 13 livros dele (a maioria importados).
O livro Veneza é uma autêntica obra de arte.

Maria