13 de fevereiro de 2020

De alma cheia

Ontem participei no debate «Famílias como as nossas» - Fronteiras XXI da RTP3/Fundação Francisco Manuel dos Santos, e saí de lá com a alma cheia e a sensação de dever cumprido, de que consegui transmitir algumas mensagens importantes.

Estava rodeada de nomes sonantes, como o pediatra Mário Cordeiro (que, como eu suspeitava, é uma simpatia e um excelente conversador), a socióloga Anália Torres e o demógrafo Pedro Góis. Todos especialistas. Eu era a única «especialista» em ser mãe sozinha, e fui lá para dar o meu testemunho. Falei de como tomei a decisão de o ser, de como fui tão acompanhada pela minha família, dos papéis que tenho de assumir em casa, dos valores que quero passar para a Maria e a Luísa. E, ao contrário do que julgava, senti-me muito confortável e nada intimidada. As perguntas da Ana Lourenço também ajudaram.

No final, recebi os parabéns do jornalista António José Teixeira (diretor de informação da RTP), dos restantes convidados, do David Lopes (presidente da FFMS) e de muitas outras pessoas. Mas, acima de tudo, recebi agradecimentos de uma série de jovens que lá estavam, que devem ter visto em mim o exemplo de que o quase impossível às vezes acontece, e que a nível de famílias a nossa sociedade está a evoluir para melhor.

Era difícil ter corrido melhor. Obrigada à Fundação e obrigada à RTP, por me terem dado esta oportunidade de partilhar a minha história que pode servir de motivação para tantas outras mulheres no nosso país.

Quem quiser ver o programa, é só clicar sobre a fotografia abaixo.

https://www.rtp.pt/play/p6722/e455921/fronteiras-xxi

1 comentário:

maria disse...

Vi ontem o programa e gostei muito.
Foi muito esclarecedor sobre a realidade das novas famílias. Parabéns pela sua participação!