Ainda na linha do estado do mundo, mais um site muito interessante, o Breathing Earth, que nos permite ver em tempo real diversos itens: população actual por país, taxas de natalidade e mortalidade, CO2 emitido... dados que permitem avaliar a contribuição de cada país para as alterações climáticas.
http://www.breathingearth.net/
E para avaliar a (des)contribuição que eu própria estou a dar, decidi calcular a minha pegada ecológica, isto é, a quantidade de recursos necessários para produzir o que consumo e absorver os desperdícios que produzo:
http://www.ecofoot.org/
Desgraça! Descobri que a minha pegada ecológica é de 5,1 hectares globais, isto quando a média de Portugal é de 4,8 e quando a área mundial biologicamente produtiva é de 1,8. Resumindo, se todos fossem como eu, seriam necessários 2,8 planetas Terra...
Tenho de pensar a sério no que posso fazer para melhorar, mas confesso que o meu comodismo por vezes fala mais alto... Para começar, acho que vou desligar a Net, nem que seja para não ver os números: desde que a liguei, e segundo o Breathing Earth, 3733 pessoas nasceram e 1614 morreram.
2 comentários:
Eu cá nem quero saber a minha pegada ecológica, que deve ser (no mínimo) do tamanho do continente africano! Só à conta das fraldas que deito diariamente para o lixo...!
Vou ali meter a cabeça num buraco, qual avestruz, e já volto :-)
Aprendi muito
Enviar um comentário