2 de setembro de 2007

Lince ibérico... haja esperança!

Regressada de um dia de praia na Comporta, cheia de fome e à espera que o jantar ficasse pronto, liguei cepticamente a televisão para ver as notícias. Mais umas tantas da silly season, pensei.

Mas, surpresa! Finalmente um acontecimento que promete, se não a médio pelo menos a longo prazo. Como uma das contrapartidas para a construção da barragem de Odelouca, a empresa Águas do Algarve vai financiar a criação do primeiro centro de reprodução do lince ibérico em Portugal, em colaboração com Espanha, que vai ceder os primeiros animais.

O lince ibérico é um animal com que sempre simpatizei. Primeiro, por ser um felino, e qualquer felino é inevitavelmente belo e cheio de personalidade. Depois, porque o número de elementos da espécie tem decaído drasticamente, sobretudo devido à fragmentação do seu habitat e ao desaparecimento de coelhos, a sua principal presa. Só para dar uma ideia, em 1995 havia na Península Ibérica cerca de 1300 exemplares em liberdade (dos quais 100 em Portugal); em 2004, esse número tinha descido para apenas cerca de 150… E, que se saiba, O (ZERO) em Portugal. É a espécie de felino mais ameaçada de extinção, tão rara que até imagens que a retratam são difíceis de encontrar...

É já para 2009 que se prevê a abertura do centro. Será que daqui a alguns anos poderemos vislumbrar uma criatura de orelhinhas em forma de pincel a espreitar em terreno português? Espero que sim. E, mesmo que não a possa vislumbrar, já fico muito contente só de saber que existe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Subscrevo! Iria odiar que os meus filhos apenas soubessem o que é um lince ibérico pelos livros... ou pelo National Geographic!

Bjs ansiosos (ai amanhã),
Mary