8 de dezembro de 2009

A peça que faltava

Um contentor de reciclagem de cápsulas Nespresso.

Com esta minha mania de separar para reciclar todo o desperdício que é possível, do papel ao plástico, das rolhas às lâmpadas, fazia-me bastante confusão deitar para o simples lixo as dezenas de cápsulas da Nespresso que gasto todos os meses. A partir de agora, acredito que pelo menos o alumínio irá para reciclar (a reciclagem de alumínio consome menos 95% de energia do que que a sua produção) e as borras de café servirão como fertilizante.

A Suíça é o país pioneiro neste projecto, com quase 2000 postos de recolha, mas Portugal também já deu o primeiro passo. Quando o recipiente estiver cheio com 100 cápsulas, é só passar numa Worten e deitá-las num contentor apropriado. Não custa nada e fico com a consciência bem mais tranquila.

9 comentários:

Cookie disse...

Óptima ideia! E o contentor, compra-se na Nespresso?
As minhas, no ultimo mês, estão a ser aproveitadas para fazer "obras de arte", entrego-as a uma prof primária com esse objectivo :-))

Margarida disse...

Tive a mesma dúvida e fui procurar o que fazer com elas, mas ainda não estou nada convencida. Esse contentor é só o primeiro passo, depois tens de ir entregá-las a uma loja Nespresso, Corte Inglês ou Worten, não é? Ainda não consegui descobrir na net se a alguma worten aqui em coimbra recolhe. Faz mesmo impressão deitar aquele alumínio todo fora...

Vespinha disse...

O contentor não é muito caro (€20) e até fica bonito na cozinha, pode ser comprado nas lojas ou online.

Prima, se tens dúvidas vai a http://www1.nespresso.com/precom/recycling/en/home_ch_en.html e vê o que já se está a fazer na Suíça. Ou então vê o site português http://www.ecolaboration.com/#/aaa/pt. Em Coimbra podes entregá-las no Dolce Vita.

Bjs

Anónimo disse...

Vespinha,

Atenção às lâmpadas - as íncandescentes não podem ser recicladas com o vidro. Infelizment, pelo menos por enquanto, têm de ir para o lixo «normal» (se é que é normal chamar normal a algum lixo... suspiro).Quanto às fluorescentes, é frequente que contenha mercúrio na sua composição (e o mercúrio é um poluente violentíssimo). Eu própria tenho de descobrir o que fazer quanto à reciclagem destas lâmpadas e das «ecológicas». Talvez seja melhor perguntar a quem as fabrica...

abraço paraquedista

Vespinha disse...

Eu já sabia, mas obrigada... :) Ando sempre com as lâmpadas e as rolhas num saquinho num carro, para o caso de encontrar recipientes próprios para as deitar. É que não é fácil...

Anónimo disse...

As rolhas podem ser deixadas num contentor no interior do Continente da Amadora (depois do balcão de atendimento) :-)

Cláudia Abreu Antunes disse...

Por aqui não há Nespresso e, infelizmente, nem a preocupação de reciclar... mas gosto de design do contentor... e aliás, fica bem na tua casa!!

Vespinha disse...

Condiz com a minha casa e com o outro caixote da reciclagem...

Off-topic: A menina vem cá no Natal?

Anónimo disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,