8 de dezembro de 2009

A peça que faltava

Um contentor de reciclagem de cápsulas Nespresso.

Com esta minha mania de separar para reciclar todo o desperdício que é possível, do papel ao plástico, das rolhas às lâmpadas, fazia-me bastante confusão deitar para o simples lixo as dezenas de cápsulas da Nespresso que gasto todos os meses. A partir de agora, acredito que pelo menos o alumínio irá para reciclar (a reciclagem de alumínio consome menos 95% de energia do que que a sua produção) e as borras de café servirão como fertilizante.

A Suíça é o país pioneiro neste projecto, com quase 2000 postos de recolha, mas Portugal também já deu o primeiro passo. Quando o recipiente estiver cheio com 100 cápsulas, é só passar numa Worten e deitá-las num contentor apropriado. Não custa nada e fico com a consciência bem mais tranquila.

8 comentários:

Cookie disse...

Óptima ideia! E o contentor, compra-se na Nespresso?
As minhas, no ultimo mês, estão a ser aproveitadas para fazer "obras de arte", entrego-as a uma prof primária com esse objectivo :-))

Margarida disse...

Tive a mesma dúvida e fui procurar o que fazer com elas, mas ainda não estou nada convencida. Esse contentor é só o primeiro passo, depois tens de ir entregá-las a uma loja Nespresso, Corte Inglês ou Worten, não é? Ainda não consegui descobrir na net se a alguma worten aqui em coimbra recolhe. Faz mesmo impressão deitar aquele alumínio todo fora...

Vespinha disse...

O contentor não é muito caro (€20) e até fica bonito na cozinha, pode ser comprado nas lojas ou online.

Prima, se tens dúvidas vai a http://www1.nespresso.com/precom/recycling/en/home_ch_en.html e vê o que já se está a fazer na Suíça. Ou então vê o site português http://www.ecolaboration.com/#/aaa/pt. Em Coimbra podes entregá-las no Dolce Vita.

Bjs

Anónimo disse...

Vespinha,

Atenção às lâmpadas - as íncandescentes não podem ser recicladas com o vidro. Infelizment, pelo menos por enquanto, têm de ir para o lixo «normal» (se é que é normal chamar normal a algum lixo... suspiro).Quanto às fluorescentes, é frequente que contenha mercúrio na sua composição (e o mercúrio é um poluente violentíssimo). Eu própria tenho de descobrir o que fazer quanto à reciclagem destas lâmpadas e das «ecológicas». Talvez seja melhor perguntar a quem as fabrica...

abraço paraquedista

Vespinha disse...

Eu já sabia, mas obrigada... :) Ando sempre com as lâmpadas e as rolhas num saquinho num carro, para o caso de encontrar recipientes próprios para as deitar. É que não é fácil...

Anónimo disse...

As rolhas podem ser deixadas num contentor no interior do Continente da Amadora (depois do balcão de atendimento) :-)

Cláudia Abreu Antunes disse...

Por aqui não há Nespresso e, infelizmente, nem a preocupação de reciclar... mas gosto de design do contentor... e aliás, fica bem na tua casa!!

Vespinha disse...

Condiz com a minha casa e com o outro caixote da reciclagem...

Off-topic: A menina vem cá no Natal?