25 de outubro de 2010
Parar para quê?
24 de outubro de 2010
Até Dezembro, ainda há tempo
18 de outubro de 2010
Há coisas fantásticas
17 de outubro de 2010
E porque não há famílias perfeitas...
14 de outubro de 2010
Três minutos depois...
12 de outubro de 2010
11 de outubro de 2010
O Japão é um lugar estranho, de Peter Carey
10 de outubro de 2010
Jardineiros não há muitos
4 de outubro de 2010
Serviço público para as minhas amigas
Ontem tomei a primeira dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), responsável pela maioria dos casos de cancro do colo do útero. Daqui a 2 meses ser-me-á administrada a segunda dose e daqui a 6 meses a terceira. As 3 doses são caras (cerca de €450, sem comparticipação) mas, por me ter sido aconselhada por quem sabe e por me ter apercebido de que a maioria das pessoas ainda julga que esta vacina só é eficaz se tomada na adolescência, aqui ficam alguns dados importantes. Para que, se puderem, sigam o o meu exemplo.
- O cancro do colo do útero é a segunda maior causa de morte de mulheres entre os 15 e os 44 anos, logo a seguir ao cancro da mama.
- Na Europa, morrem anualmente 15 000 mulheres de cancro do colo do útero - o equivalente a 40 mulheres por dia e duas mulheres por hora.
- O cancro do colo o útero é causado exclusivamente pelo HPV.
- Cerca de 70% das pessoas sexualmente activas serão expostas ao HPV num determinado momento das suas vidas.
- A ligação entre o HPV e o cancro do colo do útero é muito mais estreita do que a ligação entre o tabaco e o cancro do pulmão.
- A vacina do cancro do colo do útero cobre os tipos de HPV que causam 75% dos casos de cancro do colo do útero.
Se, até há algum tempo, a vacina contra o HPV era recomendada exclusivamente a raparigas antes de iniciarem a sua vida sexual (fazendo inclusivamente parte do Plano Nacional de Vacinaçãoi), estudos mais recentes demonstram que, mesmo quando administrada mais tarde, a vacina é eficaz, tanto na prevenção da infecção como na diminuição da probabilidade da sua degeneração em cancro.Obrigada às minhas bichinhas
3 de outubro de 2010
Caderneta de cromos - My best of
Depois de 10 serões a rir-me e a sentir por vezes também um bocadinho de nostalgia, acho que se tem de exigir ao Nuno Markl que comece a pensar no segundo volume da sua (e nossa) Caderneta de cromos.