3 de outubro de 2010

Caderneta de cromos - My best of


Depois de 10 serões a rir-me e a sentir por vezes também um bocadinho de nostalgia, acho que se tem de exigir ao Nuno Markl que comece a pensar no segundo volume da sua (e nossa) Caderneta de cromos.

Anyway, esta já me encheu as medidas. Para além das coisas de que me lembro muitas vezes (como o Dartacão, os granizados Fá ou o Agora escolha), outras trouxeram à superfície memórias há muito enterradas e outras que julgava que só eu as tinha. Este é o meu best of desta edição:

- as Belinhas - a descrição da sensação de tirar uma Belinha do pacote e virem 6 ou 7 coladas umas às outras é perfeita. E sim, também eu as comia como se um naco de pão se tratasse;
- a Cola Cisne - a propósito de muitos da minha geração experimentarem comer esta cola porque era «docinha», Markl refere algo que eu já estou farta de contar mas em que até hoje ninguém acreditava: o truque de mordermos as pontas dos lápis de cor para colorir as pastilhas elásticas que mastigávamos. Sim, eu fazia isto na primária. E pelos vistos mais gente também;
- o jogo do Sabichão - aquilo funcionava mesmo, e nunca perdeu a magia até Markl contar como conseguia baralhar o boneco... Afinal, era tudo uma questão de magnetismo;
- os bichos da seda e os grilos - durante os poucos anos que mediaram até convencermos o meu pai a ter um gato em casa, por lá também passaram estes dois espécimes. Ainda me lembro do desgraçado do grilo dentro da minúscula e ridícula gaiola de plástico, e de à noite o metermos na cuba da máquina de lavar roupa para não o ouvirmos a grilar...
- os Kalkitos - este é daqueles entretenimentos que tenho a certeza de que ainda hoje usaria se ainda existissem. Mas o que é passou pela cabeça de alguém para os descontinuarem?
- os Estrumpfes - tinha tantos e já não sei de nenhum...
- os jogos eletrónicos portáteis - tinha um tio que estava sempre na vanguarda destas coisas, e como eu adorava jogar a estes precursores das PSP e afins... Acho que ainda hoje conseguiria ajudar o canalizador que corria com um balde para apanhar gotas caídas dos canos;
- as borrachinhas de cheiro e as «folhinhas queridas» - coleccionava-as às centenas, e nesta campo era alvo de algumas invejas;
- as perneiras - usei-as muito e bastante coloridas, tricotadas pela minha mãe ou pela minha avó, e anseio pelo dia em que voltarão a estar na moda;
- os autocolantes na janela - os meus não eram colados na janela, mas em toda a mobília, autocolantes minúsculos vindos na Bravo e que completavam a decoração do meu quarto, forrado de posters em todas as paredes e até no tecto (sim, no tecto estava o Michael J. Fox com o seu cão que até era parecido com o meu...);
- os Jogos sem fronteiras - no verão não perdíamos uma emissão, e lembro-me bem de uma vez, no Algarve, irmos visitar um cenário que tinha servido para os jogos do ano anterior. Estava tudo desfeito e até um pouco podre, mas que emoção...
- os livros da Anita - a doçura das ilustrações e a beleza das histórias encantaram-me horas a fio. Julgo que ainda devem estar guardados no consultório do meu pai. Espero que sim;
- O Monstro da Lagoa Negra - disto, lembro-me apenas dos óculos de papel e acetato e de uma imagem em 3D de peixes dentro da lagoa. E de mais nada;
- os Onda Choc e os Ministars - eles eram modernos e eu, secretamente, também o queria ser.

10 comentários:

Anónimo disse...

depois de lê-lo também vou fazer um best of. beware!

Cristina Torrão disse...

Cara Vespinha, as "perneiras" já estão novamente na moda!|

Mary disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary disse...

Beware a dobrar, também eu vou fazer um best of! Que vai incluir, com certeza, as (intermináveis) colecções de latas! Ele fala disso, espero eu?

Vespinha disse...

Não, não fala das latas nesta edição... mas já falou no programa de rádio. :) Lembras-te da minha colecção?

(Kássia, obrigada!)

Ka disse...

Também estou a ler a caderneta de cromos. Eu comia belinhas mas segundo a descrição de raspar o chocolate da bolacha com os dentes. Coisa jeitosa...

E já tenho os cromos e o tubo de cola cisne!

Vespinha disse...

Os meus cromos já estão todos coladinhos! Tão bom sentir o cheiro daquela cola... :

Ka disse...

Costumo ler a caderneta no comboio a caminho do trabalho e cada vez que a abro...Pfuu!! Que cheirinho a cola cisne! :D

Mas é deliciosa a forma como o Markl descreve a nossa infância e os produtos que usávamos. Ainda hoje desatei-me a rir sozinha no comboio, deviam pensar que era louca!

Anónimo disse...

Uncensored Nude Celebs Vids Are Available For Instant. [url=http://rugbylivenow.info/2011/11/23/prime-stars-whove-asked-nude/]rugbylivenow.info/2011/11/23[/url]

Anónimo disse...

curry 9
supreme official
yeezy
supreme
pg shoes
cheap jordan
kyrie 7
curry shoes
kyrie irving
bape