12 de dezembro de 2010

Assalto em pleno dia

Sempre ouvi dizer que os taxistas do aeroporto da Portela enganavam os turistas à grande, levando-os por Cascais para irem até à Baixa. Mas há outro local em Lisboa onde os turistas são bem enganados, e à vista desarmada. Aqui:

Num buraco sujo e a cheirar mal, sem qualquer tipo de dignidade e debaixo das escadas da rua do Carmo, juntam-se filas de turistas para subir no elevador de Santa Justa. Depois de uma longa espera, são recebidos por um ascensorista mal-encarado e entram numa cabine apinhada de gente sem qualquer hipótese de ser apreciada. É uma subida de 30 metros feita em menos de um minuto, e quando se chega lá acima nem ao topo se pode ir, porque está sempre fechado. Resta sair e atravessar o passadiço que leva ao largo do Carmo, aproveitando por breves instantes a vista sobre a Baixa.

Tendo em conta a imagem de modernidade que a Carris tem vindo a promover, este elevador já merecia uma intervenção. Tal como está, os €2,90 pela subida são um verdadeiro roubo. Às claras. E que me envergonham quando, como lisboeta, passo por lá e vejo aquela gente à espera.

4 comentários:

Cristina Torrão disse...

Bem visto! Pena que haja pouca gente a chamar a atenção para coisas deste tipo.

Vespinha disse...

Sim, por acaso depois de escrever isto andei pela net à procura de mais algum comentário, mas só li descrições acerca da arquitectura, da vista lá de cima... acerca das condições, nada. :(

A.lourenço disse...

Cara vespinha, tomei a liberdade de colocar o seu interessante artigo no blog Cidadania Lx.Espero que não me levo a mal .Muito obrigado.

Vespinha disse...

Podem utilizar sempre que quiserem, o que interessa é que a nossa cidade ganhe com isso! :)