6 de abril de 2012

O Alvito do meu tempo

Hoje, a propósito de um artigo sobre o atual parque infantil do Avito, lembrei-me deste mesmo parque infantil do meu tempo, em finais dos anos 70. Comecei por pensar que a grandiosidade de que me lembrava era uma partida da minha memória de infância. Lembrava-me de baloiços gigantescos onde voava e quase dava a volta à barra. E de escorregas vertiginosos, com uma entrada e três saídas para as rampas de vários metros.

Com alguma pesquisa percebi que afinal há 30 anos o Alvito era mesmo mais divertido! As fotografias não estão muito nítidas e algumas têm a marca do Arquivo Municipal de Lisboa, mas dão para ter uma ideia do que aquilo era.

Os baloiços, bem altos como se queriam:

© Armando Serôdio, 1963, Arquivo Municipal de Lisboa
Reparem na altura a que vai lançada a miúda da frente:

© Armando Serôdio, 1963, Arquivo Municipal de Lisboa
A piscina, onde já só me lembro de ter ido uma vez por ser muito pouco funda:

© Armando Serôdio, 1963, Arquivo Municipal de Lisboa
O célebre avião (também lá havia um elétrico e um carro de bombeiros), de que me lembro já bastante degradado:

© Armando Serôdio, 1963, Arquivo Municipal de Lisboa
Um dos escorregas (infelizmente, não dá para ter noção da altura):

© Armando Serôdio, 1963, Arquivo Municipal de Lisboa
Numa foto mais recente, mas ainda antes da remodelação do parque, percebe-se através da folhagem que os escorregas eram mesmo altos:

© Paula Figueiredo, 1998, Arquivo Municipal de Lisboa
Se alguém tiver fotografias de frente dos escorregas gigantes que mas envie, por favor. Adorava voltar a vê-los com pormenor.

17 comentários:

Mary disse...

Adorei este post! Lembro-me TÃO bem destes baloiços gigantescos que nos faziam voar...! Obrigada :-)

Vespinha disse...

E os escorregas? Gostava tanto, mas tanto de ver uma boa fotografia deles...

PS: Em casa no domingo à noite?

Mary disse...

Eu cá era mais baloiços :-) E sim, por aqui no Domingo à noite: com duas crianças cheias de saudades da Tia.

Vespinha disse...

Lá estarei, elas têm toda a razão! :)

Alex disse...

Vespinha, este teu post diz-me muito. Andava para fazer uma coisa parecida no meu blogue mas tu chegaste primeiro. Vivi toda a minha infância muito perto do parque do Alvito e não te posso dizer quantas vezes lá fui. Muitas, mas muitas mesmo. Tenho com certeza fotografias em casa dos meus pais. Se encontrar vou ver se as digitalizo para te mostrar. Beijinhos e obrigada.

Vespinha disse...

Que engraçado, e eu lembrei-me bastante de ti quando escrevi este tópico, porque sei que moras lá perto... só não sabia é que era desde criança! Sabias que o bairro antes se chamava Bairro Salazar?

PS: Se encontrares mais fotos, manda por favor. Quero mesmo vê-las. Um beijinho

CAP CRÉUS disse...

Não me lembro nada disto.

Vespinha disse...

Cresceste em Lisboa? :)

CAP CRÉUS disse...

Sem contar com os anos 81 a 86 sim. :-)

o que se leva desta vida disse...

Eu era mais o jardim do Campo Grande! O escorrega era uma loucura! Mais do que os baloiços, igualmente gigantescos, porque dava uma quantidades de voltas e era enorme! Agora os parques infantis são tão nhónhós (é o termo técnico utilizado pelos construtores de parques infantis)...e nós ainda dizemos ao miúdos para terem cuidado! Felizes dos nossos pais que eram tão inconscientes como nós.

Vespinha disse...

Que pena não ter conhecido esse do Campo Grande, pela descrição parece uma maravilha! Sim, hoje é tudo muito mais seguro, mas também muito mais chato. :)

Anónimo disse...

Divulgação a quinta foto de cima para baixo, contem ao fundo um eléctrico, sei o que o mesmo encontra-se no Museu da Carris.
Solicito visite o álbum : https://www.facebook.com/pg/Photographs2017/photos/?tab=album&album_id=881781721980046. crio que vai reviver e rever este meio de transporte, Lisboeta
Obrigado

Vespinha disse...

É bem capaz de ser o mesmo elétrico!

Unknown disse...

Tropecei neste artigo a fazer uma pesquisa na net e ainda bem que tropecei. Visitei o Alvito tinha eu 7, 8 anos e já tenho 44. Portanto,foi no
ano de 1982 ou 1983 numa excursão da escola primária onde andava, em Setúbal. E lembro-me tão bem de brincar no avião com os meus colegas. Mas tão bem!!! E depois sentar-me a beber um Caprisonne ahaha!!! Tantos anos depois e ter tão frescas estas memórias significa que o Parque do Alvito era mesmo especial!!

Rita disse...

Somos da mesma geração, eu fiz agora 46 anos. :) Ia ao Alvito com tanta frequência! Adorava os baloiços e os escorregas gigantes.

o corvo vicente disse...

Como diz, também eu pensava que a dimensão "gigantesca" dos escorregas e dos baloiços teria a ver com a percepção de uma criança.
Mas depois de ter visto estas mesmas fotografias há uns tempos percebi que eram mesmo enormes. Impossível nos dias de hoje, com toda a febre securitária em torno das pobres crianças, condenadas a no máximo brincarem em pisos de borracha e brinquedos anónimos de plástico colorido...
Muitas tardes de fim de semana passei eu neste parque, que era um autêntico sonho. Perdia-me aqui. Sobretudo o avião, o eléctrico e os escorregas de ripas de madeira...

Vespinha disse...

A dita “segurança” de hoje corta metade da diversão e da aventura.