16 de novembro de 2012

Não posso deixar de publicar estas imagens

Fotografias de Nuno Botelho e Tiago Miranda, Expresso.
Porque tenho a certeza de que estas pessoas não eram os chamados arruaceiros nem os tais «profissionais das manifestações» que terão vindo do estrangeiro de propósito para causar distúrbios. São portugueses, são novos e velhos, são como eu e como vós.

Este é também um recado para a Pipoca (apesar de eu saber que ela nem sonha que este espaço existe), para que pense um bocadinho mais antes de publicar no seu Facebook generalidades como esta: «Como sempre, os sete ou oito manifestantes arruaceiros vão ser os coitadinhos. Dou-lhes cinco segundos para estarem a exibir as marcas e os arranhões para os directos televisivos, enquanto dizem "eu não estava a fazer nada, a polícia é que me bateu, isto é uma vergonha". Deviam era levar mais. Gente idiota.»

16 comentários:

Anónimo disse...

Percebo o que queres dizer mas tambem percebo o que a Pipoca quer dizer. Há sempre arruaceiros a irem fazer-se de coitadinhos, tal como estas vitimas da confusao alheia

Anónimo disse...

que só por estarem a exercer o seu direito foram feridas injustamente

Vespinha disse...

Por isso é que eu acho que não se deve generalizar, porque quando generalizamos entramos numa zona arriscada...

Bolinha* disse...

CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO!

Passatempo a decorrer no meu cantinho, participa http://bolinhabolita.blogspot.pt/2012/11/passatempo-2.html

Ricardo disse...

posso intervir um pouco: acho exagerado tanto uma como outra parte. mas as pessoas que lá ficaram depois de pré-aviso, depois de tanta confusão (crianças, velhos (desculpa é ofensivo, idosos) e demais) estavam à espera do quê?! quem gostaria de estar do outro lado a receber durante duas horas pedradas, insultos, comentários?! não sou polícia, não tenho ninguém da família polícia, mas sei que nas manifestações não são todos anjinhos. e muitas vezes paga o justo pelo pecador. fico escandalizado como há pais que andam com os filhos em manifestações dessas e idosos que preferem embarcar nessas aventuras quando na sua altura não mexiam "uma palha". desculpa o desabafo, vespinha...

Vespinha disse...

Ricardo, não me peças desculpa pelo desabafo, se tenho os comentários abertos e não moderados é porque quero ler (e que leiam) a opinião de outras pessoas. :)

Eu não queria tomar partido, mas o que ouvi durante estes últimos dias é que o comportamento da polícia foi exemplar. E não o foi. Porque, a sê-lo, deveria ter ido às pessoas certas, as tais que dizem estar identificadas. E um aviso de carga 5 minutos antes de ela ocorrer não é de modo nenhum suficiente para dispersar quem já não queria lá estar.

Por outro lado, não concordo que os idosos que lá estavam na quarta-feira não tivessem feito nada noutros tempos, porque terão sido muito provavelmente esses que nos encaminharam para um país (até agora) sem repressão. Falo pelos meus pais e por muitos mais da mesma geração que tenho visto nas manifestações a que fui.

CAP CRÉUS disse...

Muito simples.
Andaram policias à paisana entre os manifestantes arruaceiros, afim de os identificar à posteriori. Eu pergunto: Então e se na hora dos apedrejamentos, esses mesmos policias tivessem levado um por um esses idiotas para uma carrinha? Tudo muito discretamente.NãO o fizeram porque não só são uns merdas, mas também queria ver sangue.
Quanto à Ana Martins, não me digas que ligas a essa personagem? Já não tens 20 anos pá! :-)

P.T. disse...

"Podem proibir as flores mas não podem impedir a primavera"
Ernesto "Ché" Guevara

Vespinha disse...

Precisamente como dizes, seria simples e poupar-se-ia este triste espetáculo.

Quanto ao resto... foi no Facebook, de vez em qando vou lá espreitar, ao blogue já menos. Mas gosto de saber como param as modas! :)

Ricardo disse...

Mas quem disse que estas pessoas foram atingidas por policias? tambêm houve feridos pelas pedras atiradas pelos manifestantes. E quem no seu perfeito juízo leva crianças para uma manifestação, ou pelo menos, não a tira de lá assim que começaram a atirar pedras. Eu não levava os meus...

Ricardo disse...

Já agora este video... Pelo menos os espanhóis enaltecem este comportamento civico da policia portuguesa. Mas estes não passam nas noticias.

http://www.youtube.com/watch?v=CkZBcewVb_A&feature=related

Ricardo (o primeiro) disse...

ah e desculpa vespinha mas estes dois últimos comentários deve ser de outro ricardo... oud e alguém que se quer passar por um ricardo... mas tudo bem.

Ricardo (segundo) disse...

Sim, sou Ricardo. Lamento, não tenho outro nome. Não tinha reparado que podia dar confusão com o teu.

Vespinha disse...

Ricardos (primeiro e segundo), prezo as opiniões de ambos. :)

Anónimo disse...

Acho que todos tem razao.

isto é normal, tem de haver reacçao contra a austoridade, claro a autoridade é a primeira a sentir a pressao do povo e a ira dos revoltados, sao poucos porque o pais é pequeno.

eu tenho o maior respeito por quem estava la, seja policia ou manifestante, e espero que a sua luta meta medo aos monopolistas corruptos, um pais a girar para a conta deles. um dia tem que acabar a mama.

Filipa disse...

Até que enfim!

Tenho ficado estupefacta com esta blogoesfera portuguesa! Noutro país qualquer a grande maioria estaria a fazer um barulho infernal sobre isto e aqui só se vê é comentários dos instalados da vida, que vivem à custa das marcas e dos brindes, e que SÓ falta dizerem que a polícia devia ter abatido a tiro os manifestantes!!! QUE CAMBADA! e essa pipoca mais o seu marido pedante encabeçam bem essa gentalha. N-O-J-O

as pessoas que lá estiveram estão a lutar por todos! para que a nossa vida não retroceda 60 anos. A policia comportou-se vergonhosamente como uns vendidos a quem subitamente subiram os ordenados. Os nossos pais, os nossos avós lutaram tanto contra uma ditadura e tudo vai por água a baixo agora, tudo porque temos o país entregues a uns betolas jotas que NUNCA fizeram nada na vida.
É urgente que este governo caia. É urgente que este presidente caia.
E a policia perdeu toda a credibilidade. VENDIDOS!