28 de outubro de 2013

Censura não, obrigada

Acabo de saber pela minha mãe, e depois com pormenor no Diário de Notícias, que a cadeia de supermercados Pingo Doce cancelou à editora a encomenda do livro de José Sócrates A confiança no mundo, devido a ordens superiores.

Pois bem, a administração desta empresa tem memória curta e já se deve ter esquecido de como se vivia em Portugal há 40 anos, quando certos livros eram proibidos. E quando havia tortura no nosso país. Tortura essa que é o tema do livro de José Sócrates (não apenas em Portugal, mas no mundo, e na atualidade), e não qualquer apologia a si, ao seu governo ou às suas ideias políticas. Eu já tenho o livro, estou a lê-lo, e garanto que vale a pena para aprendermos alguma coisa.

17 comentários:

Mamã disse...

É SIMPLESMENTE VERGONHOSO.

CAP CRÉUS disse...

Acho que deviam vende, mais não fosse, porque iriam ainda fazer algum dinheiro.
Quanto ao ler o livro, nem pensar.
Esse senhor, não me vai ensinar nada Vespinha.

Há muitos anos, comprei um do Durão, porque adorava o gajo, era ele apenas secretário de estado. Há cerca de 2 anos, despachei o livro.

Vespinha disse...

Podes não comprar o livro para não lhe dares direitos de autor, mas olha que o conteúdo é bastante interessante, sobre a tortura em países democráticos.

Nadinha de Importante disse...

Completamente descabido, nunca pensei que o Pingo Doce tomasse uma atitude destas. Desceu muito na minha consideração o Alexandre soares dos Santos.

nadinhadeimportante.blogspot.pt

Mamã disse...

Rita, tu chama-los democráticos?

Mamã disse...

Rita, tu chama-los democráticos?

Vespinha disse...

São países supostamente democráticos, como os EUA ou França. Tens de ler o livro.

Mao Mao disse...

Não penso ler o livro. Não reconheço honestidade intelectual ao autor. Não obstante, é vergonha a censura de que é alvo. By the way, a RFM, parte integrante da emissora católica nacional - RR, tem por hábito censurar total ou parcialmente partes de músicas que podem ser perniciosas à moral e aos bons costumes. Da mesma maneira que raramente ouço a RFM limitarei (ainda mais) o meu consumo no Pingo Doce.

Mamã disse...

Eu já o limitei, há vários meses.
Quanto à leitura que farei muito em breve do livro de José Sócrates, faço-o porque quero saber mais - tortura, porque lhe reconheço capacidade intelectual, muito acima da média do que estamos habituados e porque, também tenho muita consideração pelos seus valores humanos e morais.

GATA disse...

O Pingo Doce no seu melhor... O mesmo que, desde há 3 anos, obriga as operadoras de caixa a trabalhar 10 horas/dia no mês de Dezembro!

Capitão_Vegetal disse...

Penso que devemos respeitar o facto do Pingo Doce não querer este livro à venda, assim como não quer muitos outros. São livres de escolherem quais os livros que colocam à venda.
Devemos respeitar isso, chama-se liberdade.

Anónimo disse...

A democracia é assim mesmo: devemos ouvir e respeitar a opinião de cada um, por isso aqui fica aminha: esse individuo DUPLICOU a divida publica de Portugal em apenas 6 anos. Nunca na nossa republica se investiu tão mal e se produziu tão pouco. Leiam os numeros!!! Dos vários responsaveis pela crise em que vivemos este é sem dúvida o que ocupa o 1º lugar na tabela. Quase sempre votei PS até me aperceber para onde caminhávamos. Individuos destes são o caixão deste país.
--GatoEscaldado

Vespinha disse...

Claro que percebo e leio as vossas opiniões, só não percebo o que tem a animosidade contra Sócrates a ver com a rejeição de um livro em que se fala de tortura...

E outra coisa: a meu ver, o 1.º lugar da culpa é ocupado por outra pessoa, a mesma que ocupa o número 1 no país.

Teresa disse...

Acho graça as cócegas que o Sócrates faz a tanta gente!!! O fininho que está em Belém é MIL vezes mais culpado por tudo que estamos a passar e votaram nele!!!!!!!

Vespinha disse...

Concordo tanto, Teresa...

sininho disse...

o que eu acho mesmo extraordinário é que a animosidade não leve os «animosos» ao d. manuel...

Anónimo disse...

Muito bem visto esse seu comentário. O Cavaco, doutorado em economia, tem sem dúvida uma enorme responsabilidade pela nossa situação económica e financeira. Não só pelos anos de Cavaquistão e da politica do betão mas sobretudo por nunca ter tido a coragem de demitir o 1º ministro. Este em 6 anos fez com que a divida publica passasse de 62% para 124% e que numa manobra de mestre colocou as suas novas PPPs (80% em asfalto) a serem pagas a partir de 2014 ano esse que já sabia não estar no governo. Compreendo que para alguns esta parte final seja a mais difícil de digerir!