21 de janeiro de 2014

Amada vida, de Alice Munro

Alice Munro é a mais recente galardoada com o Nobel da Literatura, em 2013, e confesso que nunca tinha ouvido falar dela. Mas no aniversário ofereceram-me um dos seus livros de contos, e asseguro que é muito boa leitura (e literatura). Em Amada vida, Alice Munro retrata de modo muito realista e ao mesmo tempo intimista as personagens das terras à volta de onde viveu (Canadá), surpreendendo-nos em cada história com algo de inesperado mas possível. Em todos os contos as mulheres têm um papel essencial, e a doença também, e desconfio que seja assim ao longo de toda a sua obra. Talvez haja aqui muito de autobiografia.

Pelo que pesquisei, a maioria da sua obra são contos. Alguém já leu um romance dela? Fiquei com vontade de lhe ler uma história mais longa.

6 comentários:

homem sem blogue disse...

Nunca li nenhuma obra.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Cristina Torrão disse...

Também nunca tinha ouvido falar de Alice Munro, mas por ter ganho o Nobel, comecei a ler "A Vista de Castle Rock". Adoro! Este livro é assumidamente biográfico. Conta episódios da vida dos seus antepassados, vindos da Escócia, mas, depois, passa à sua. São também contos, mas, ao contar da sua vida, os contos passam a ter uma certa sequência.
Recomendo vivamente!

Não sei se Alice Munro escreveu romances.

Cristina Torrão disse...

P.S. Queria dizer "autobiográfico".

Vespinha disse...

Tenho de procurar esse. Obrigada!

marta disse...

Pelo que sei Munro só tem contos, aliás o Nobel foi um pouco criticado por isso mesmo, por ser uma escritora que só tinha publicado contos, registo nunca nobelizado. Estou a ler o Amada Vida também e estou a adorar o estilo de escrita dela.

Vespinha disse...

Eu também gostei muito, mas queria algo mais longo, pois quando se lê muitos contos de seguida torna-se um pouco repetitivo... apesar de ter gostado bastante.