20 de março de 2014

Primavera: 20 ou 21?

Sou capaz de jurar que, quando andei na Primária, me ensinaram que a primavera começava no dia 21 de março. Mas, ao longo dos últimos anos, só se fala no dia 20. É uma daquelas mudanças astrais que só os físicos sabem explicar, pois é o dia em que a noite e o dia tem ambos exatamente 12 horas... Só que esse equilíbrio é medido a uma data hora (hoje, a primavera começa às 16h57, hora a que, se contamos 12 hora para a frente e 12 horas para trás obteremos exatemente o mesmo tempo de luz e esxuridão.  Aliás, li mesmo no Público que até 2050 começará sempre no dia 20 (hoje, às 16h57), e que duas das vezes será até no dia 19.

Anyway, que sejas bem-vinda e que não tragas muito calor nem muita mosquitada contigo.

8 comentários:

GATA disse...

Eu sou do tempo em que as estações mudavam a 21. Portanto, se o Natal é quando o Homem quer, a Primavera começa quando a GATA quer, e a quer que comece amanhã. E ponto final. E não se fala mais no assunto. Se não... recordo... eu tenho 10 unhas afiadas! :-)

Sofia disse...

Depende do ano. Procura por equinócio e a wikipedia dá te os proximos anos.

Sofia

SuperSónica disse...

Eu sempre pensei que fosse a 21, mas eles lá sabem!

Vespinha disse...

O melhor vai ser mesmo os dias serem mais longos. :)

pedro disse...

Epá, ainda bem que falas disso. Andei o dia todo com a sensação de que tinha andado a vida toda enganado...

Vespinha disse...

Não... só nos começaram a enganar agora. :)

Lígia disse...

Eu tive essa conversa com o meu gajo esta semana! Tb me venderam a primavera a 21!! E era nesse dia que iamos todos os anos, pela escola, plantar uma árvore à serra da Arrábida :)

Vespinha disse...

Pois é, plantar árvores quando andávamos na escola... era tão giro!