7 de abril de 2014

Da negligência


Na noite de sexta para sábado, a minha mãe teve de chamar o INEM, pois antes de se deitar estava com muitas dores de garganta, tomou Brufen e o medicamento causou-lhe uma reação alérgica que a impedia de respirar. Já no Amadora-Sintra, e estando cada vez mais aflita, deram-lhe cortisona três quartos de hora depois de ter sido vista por um médico. Porque ele se tinha esquecido de dar a instrução. Ah, e que como tratamento lhe receitou um antibiótico e... Brufen.

Só mais um pormenor: a minha mãe disse ainda ao médico que faz heparina e aspirina, que lemos posteriormente na bula que não deve ser associada ao Brufen. Um disparate dois em um, portanto.

PS: A minha está com uma faringite, não diagnosticada pelo médico que nem se questionou acerca do motivo que a levou ali.

10 comentários:

GATA disse...

E o homem fez o curso... com equivalências?!

Felizmente não houve consequências trágicas, mas se tivesse, o Sô Dótor safava-se. Porque em Portugal a culpa morre sempre solteira... :-(

J. disse...

desejo que a tua mãe se recomponha o quanto antes e ponderem a hipótese de fazer reclamação... Um beijinho

Teresa Cardoso disse...

As melhoras e infelizmente sei bem o que isso é neste país que nem nos de terceiro mundo as pessoas são tal mal tratadas :(
Beijinho

O Sexo e a Idade disse...

Que a tua mãe se ponha boa rapidamente e longe desse carniceiro…
(e fizeram queixa?)

Nadinha de Importante disse...

As melhoras rápidas para a tua mãe, e que ela apresente uma queixa, realmente é um descuido com a vida dos outros!!

Vespinha disse...

Sim, vamos fazer queixa, à Ordem dos Médicos, Ministério da Saúde e Infarmed. Com carta acompanhada da receita de Brufen e da respetiva bula que diz TUDO.

Um aparte: a minha mãe, apesar de reformada, é médica. Daí tudo isto ainda nos ter feito mais confusão... por ela (e o meu pai, também médico) sempre ter olhado para os pacientes como PESSOAS.

DM disse...

Olá, costumo passar por aqui mas não tenho comentado.

E não sei se hoje vai sair asneira, mas há medicamentos que têm o mesmo princípio ativo e em conjunto tornam-se um problema. Uma vez juntei brufen e spidifen, tive sorte no resultado e só me apareceram aftas...Na farmácia, falaram-me em reações bem piores...

mas é preciso ter cuidado e há medicos que nem deviam ter esse nome de tanta barbaridade que fazem:S

As melhoras.

DM

CAP CRÉUS disse...

As melhoras da tua Mãe!
E força ai na queixa. Depois informa do desenvolvimento da coisa...
Sacanas!

Vespinha disse...

DM, descobrimos também que o Brufen não deve ser tomado por quem tenha tido um AVC ou faça anticoagulantes. E a minha avisou o médico disso...

CAP, as cartas já seguiram hoje, dou notícias se houver novidades.

Mamã disse...

A 3ª "reclamação" não foi para o Infarmed, mas para o Ministério da Saúde.
E, e, estou VIVA.