28 de outubro de 2015

Family life, de Akhil Sharma

Ajay e Birju Mishra são dois irmãos indianos, o primeiro com oito anos, o outro um pouco mais velho, que vivem a vida normal de duas crianças na Nova Deli de finais dos anos 70, jogando críquete e tomando banhos ao ar livre. Depois de o pai emigrar para os Estados Unidos, os bilhetes de avião para eles e para a mãe acabam por chegar. E com eles uma nova vida.

Descobrem um mundo onde há água quente a sair das torneiras, alcatifas a cobrir o chão, elevadores, televisão a transmitir durante 24 dias. Mas depressa todas estas descobertas se tornam secundárias quando uma tragédia cai sobre a família. A partir daí, todo o equilíbrio já frágil se desfaz. O pai torna-se um alcóolico, a mãe fica em casa a cuidar de Birju, e toda a comunidade indiana revela um misto de solidariedade com curiosidade mórbida pelo que se passou.

O livro é narrado por Ajay, entre os oito e os quarenta anos, com enfoque até aos seus vinte e muitos, e é importante saber que a obra é muito autobiográfica. Uma visão triste mas ao mesmo tempo realista do que pode ser a vida um imigrante nos EUA. E, apesar de tudo, com alguns episódios cómicos pelo meio. Gostei muito.

Nota: Em 2014, Family life ficou no top ten do New York Times dos melhores livros do ano.

Sem comentários: