27 de março de 2018

Cuidado com pagamentos via falso PayPal

Tenho à venda há umas semanas o primeiro carrinho das bebés, através do OLX. Ontem recebi uma mensagem de uma interessada que, em inglês, queria fazer a compra sem sequer regatear, o que logo à partida seria estranho.

Como o carrinho seria para enviar para o estrangeiro, disse-lhe que a transportadora só o poderia vir buscar quando visse o dinheiro na minha conta, fornecendo-lhe o IBAN. Minutos depois recebo um email do PayPal avisando de um crédito suspenso na minha conta no valor de €850. Como o valor do carrinho era de €600, alertei a «compradora», que me respondeu dizendo que teria de ler as restantes condições do PayPal. Que eram as seguintes:
- enviar €200 via Western Union para pagamento do transporte do carrinho (sendo os €50 de taxas);
- enviar para o PayPal o comprovativo desse envio;
- desbloqueamento dos €850 para a minha conta.

Conslusão: eu enviaria à cabeça €200 pelo transporte de um artigo que nunca seria vendido nem transportado.

Tudo isto com diversos emails da «compradora» e do suposto PayPal, estes últimos na verdade bastante suspeitos depois de lidos com mais atenção.

Vivemos na era do conto do vigário, com a agravante de que antigamente lhes conhecíamos as caras.


3 comentários:

Pink Poison disse...

eu uso muito o pay pal e mesmo assim, volta e meia, cartão em lista negra porque o tentaram clonar

Ricardo disse...

eu só uso o mbway :)

Anónimo disse...

jordan outlet
cheap jordan shoes
bape
golden goose sneakers
hermes outlet
jordan 1 mid
supreme
jordan outlet
yeezy boost 350
goyard bag