7 de setembro de 2018

Das ideias pré-feitas sobre os agentes imobiliários

Sempre olhei para a profissão de agente imobiliário com a ideia de que deve ser cansativo mas giríssimo andar a ver e a mostrar casas, algumas mais modestas mas outras verdadeiramente interessantes.

Mas agora, que a minha mãe vendeu a casa dela e está a tentar comprar outra, apercebi-me do verdadeiro trabalho de um agente imobiliário, e garanto que não dá metade do prazer que eu pensava:

- É preciso negociar, e muito. Com quem vende, quando acha que a sua casa vale mais do que darão por ela. Com quem compra, porque quer sempre puxar para baixo, além de estar quase sempre dependente de empréstimos e outros financiamentos que podem nunca chegar.

- É preciso lidar com muita burocracia. Saber que ónus recaem sobre as casas que angariam, como hipotecas e outras, pedir certidões, certificados e tanta outra papelada. E depois verificar se está tudo conforme. Tratar dos contratos promessa de compra e venda e das escrituras, conjugando todas as vontades.

- É preciso coordenar uma série de outros profissionais. Além dos compradores e vendedores, há os advogados, os solicitadores, os bancos, eu sei lá. E o telefone sempre com bateria para fazer e receber chamadas.

- É preciso ser motivador. Mostrar entusiasmo em cada casa que se mostra, mesmo que esteja cheia de defeitos que não podem nem devem ser omitidos. E ainda ter de ouvir os comentários nem sempre agradáveis.

- É preciso praticar bastante psicologia. Para gerir as ansiedades, frustrações e indecisões de vendedores e compradores. Pessoas que vendem involuntariamente porque precisam de se financiar, pessoas que vendem por falta de saúde, pessoas que vendem com vontade mas sempre com nostalgia. Pessoas que querem comprar mas não sabem o quê. Pessoas que veem uma casa hoje e a adoram mas a do dia seguinte é que é boa. Pessoas que só vão ver casas para se entreter, sem qualquer intenção de comprar. E tantas outras situações.

Nós temos sido clientes difíceis, tenho noção disso. Mas também sei que os haverá muito mais complicados. Não é mesmo fácil esta profissão.

4 comentários:

ana chagas disse...


Olá :)
Também já dei por mim a pensar exactamente o mesmo. E ainda acrescento a questão do horário: presumo que devido à disponibilidade da maioria das pessoas, muitas das visitas aos imóveis se realizem após o horário laboral, ou durante o fim de semana, o que para mim seria um bocadinho ingrato.

Maria do Mundo disse...

È mesmo muito complicada. A minha Mestre Reiki também o é e vejo que tem de ter uma disponibilidadee uma paciência imensas.

Sérgio disse...

A minha experiência de comprar casa numa imobiliária (Remax) não foi boa. Primeiro tratam-se como um provável aldrabão que tem um esquema para os enganar. Não cumprem minimamente a lei, não trataram de papelada nenhuma, etc. Na véspera de assinar o contrato de compra e venda tive de abortar o mesmo porque a minha advogada viu que a casa tinha uma hipoteca ativa (pelo que percebi nem podia estar à venda, portanto quem ia ser enganado era eu ..). Pedir a caderneta predial foi uma aventura e logo tratado como se tivesse alguma na manga para os enganar. Por fim, uma profissap cuja atividade principal é especulação imobiliária é dificil sentir simpatia.

Vespinha disse...

Pois connosco tem sido muito, muito difícil, mas porque «cada casa é um caso» e as papeladas são muito diferentes. Mas têm-nos tratado de tudo o que não precisa de ser tratado por nós pessoalmente, e dado bastante apoio jurídico. Além de uma paciência infinita para as nossas indecisões.