31 de julho de 2019

Contra a brigada do jerrycan

O dia 12 de agosto, mais conhecido pelo dia em que começa a greve dos camionistas que mais uma vez lançará o caos no país, aproxima-se rapidamente, e não faltam por aí pessoas com ideias mirabolantes para se safarem com o combustível em falta.

Mas o mais fantástico é que veio da televisão a sugestão mais irresponsável que ouvi até agora. Propõem os média que as pessoas se abasteçam previamente de combustível em jerrycans e que o reservem até precisarem dele. Espero, sinceramente, que a população seja sensata e não o faça. Terá toda a gente consciência do que é ter gasolina ou gasóleo em casa ou numa garagem? No que pode acontecer se houver um azar? E que nenhum seguro cobrirá danos causados por tais causas?

Não haverá soluções perfeitas (a não ser, claro, os senhores camionistas ganharem um pouco de bom senso e abrirem mão de demasiada ambição), mas o melhor, a meu ver, é ir mantendo os depósitos cheios desde cedo, repondo regularmente até não ser mais possível, quando começarem as filas. E, depois, ser poupado nas deslocações. Ah, e ter também à mão a lista das bombas «de serviço», não vá haver uma emergência.

É o que farei. Não sem alguma angústia, claro.

PS: Just in case, ter também em casa alguns itens não perecíveis, para 3 ou 4 dias, deixando alguma coisa nos supermercados para chegar para todos.

2 comentários:

ana chagas disse...


Cá em casa já comentámos exactamente o mesmo!
Estamos em sintonia: quanta irresponsabilidade passar a ideia que as pessoas devem encher jerricans com combustível, não só pelo perigo, como pelo facto que tal só ajudará a que o combustível disponível durante a greve acabe mais cedo.

Vespinha disse...

Parece que os jerrycans até já estão esgotados em todo o lado... uma vergonha!