24 de dezembro de 2007

Natal dividido

Quando vivia acompanhada, houve um Natal em que chorei por ter de me dividir por tantas famílias. Jantar em casa dos meus pais no dia 24, depois correr para casa da mãe do P. para passarmos com ela a meia-noite, passar o dia 25 em casa do pai dele, com quem eu tinha muito pouca confiança. Não era assim que eu queria o Natal, dividido por força de separações.

No ano seguinte, por o pai dele estar fora, passámos o dia 24 com os meus pais e o dia 25 com a mãe dele. Tudo muito sereno, tudo sem complicações.

Após a nossa separação, passei os dois dias de Natal com os meus pais, bem aconchegada porque eu era na altura o elemento mais fragilizado.

E então veio a separação dos meus pais, e a angústia de termos de reorganizar tradições, de não querermos deixar ninguém sozinho. O meu pai foi para a Beira Alta ter com uns tios, eu e o meu irmão ficámos cá, com a minha mãe e o meu tio paterno. Mas no dia 25 o meu pai esteve connosco em minha casa, adaptados e contentes por nos termos adaptado.

Este ano, baralhamos e voltamos a dar. O meu pai quer ficar sozinho hoje à noite, passando o dia de amanhã connosco, em casa dele. Custa-me muito, mas é por opção, não por falta de alternativas. E o meu tio paterno (mais uma vez, obrigada) estará sempre presente, como elo de ligação: hoje com a minha mãe, amanhã com o meu pai.

Resumindo: Seja onde for, seja com quem for, o que é preciso é que haja bacalhau com muito grão e azeite, muito calor, muita saúde e tranquilidade. Para mim e para todos de quem gosto. Feliz Natal.

8 comentários:

Cláudia disse...

Familia é complicado. O Natal traz sempre destes problemas. por isso é que acho o natal meio deprimente.

Este ano a minha irmã n vem porque o namorado não conseguiu visto para Portugal. E para ele não ficar completamente sozinho em Londres, ela fica lá.

É uma chatisse...queria que fosse como quando eu era pequenina. Não mudava nada de um ano para o outro.

Anónimo disse...

Feliz Natal para ti e para todos!:)

Paulo Valério

Vespinha disse...

Olá Paulo, deixei a tua menina em casa quase às 4h da manhã... Mas não fomos para a borga, fez-me companhia para levar a minha mãe ao Outeiro.

Um beijinho

M disse...

:) Este meu Paulinho até já tem presentes da tua mamã.

Apetece-me cantar:

We are family.....

Vespinha disse...

É muitíssimo bem vindo!

Anónimo disse...

olha olha quem é ele... a mais recente aquisição da Família Oliveira. :D Welcome Paulo e espero que tenhas tido um grande dia de Natal.
Não é por nada mas cheira-me que daqui a uns anos vamos passar o Natal todos juntos. he he


Um abraço,

M disse...

:) com carlotinhas, gracinhas, francisquinhos, sebastiões,...... e beatrizinhas, talvez.

Vespinha disse...

Com tantos, tens de começar bem cedo!
;)